Lewis Hamilton garantiu o primeiro lugar na grelha de partida para a corrida que marcará a estreia do traçado de Mugello na Fórmula 1.
Hamilton estabeleceu um tempo de 1:15.144s na primeira tentativa do Q3 e superou Valtteri Bottas por 59 milésimos de segundo para assegurar a 95ª pole position da carreira.
O piloto finlandês não teve oportunidade de melhorar o seu tempo na derradeira tentativa, já que se viu forçado a abortar a sua volta na sequência de uma saída de pista de Esteban Ocon no primeiro setor.
Max Verstappen levou o Red Bull ao terceiro posto e partilhará a segunda linha da grelha de partida com o outro RB16 de Alex Albon.
Charles Leclerc arrancará da quinta posição para o 1000º Grande Prémio da história da Ferrari, alinhando ao lado do Racing Point de Sergio Pérez na terceira linha.
Lance Stroll qualificou-se logo atrás do seu colega de equipa e partirá à frente do Renault de Daniel Ricciardo, enquanto Carlos Sainz foi nono e Esteban Ocon não registou um tempo no Q3 devido ao erro que cometeu na sua volta rápida.
De fora no Q2 ficaram o McLaren de Lando Norris, o AlphaTauri de Daniil Kvyat, o Alfa Romeo de Kimi Raikkonen, o Ferrari de Sebastian Vettel e Haas de Romain Grosjean.
O AlphaTauri de Pierre Gasly, vencedor do último Grande Prémio, o Alfa Romeo de Antonio Giovinazzi, os Williams de George Russell e Nicholas Latifi e o Haas de Kevin Magnussen arrancarão das últimas posições após terem sido eliminados no Q1.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio da Toscana