Lewis Hamilton conquistou a pole position para o primeiro Grande Prémio do ano ao estabelecer um novo recorde da pista em Melbourne.
O campeão do mundo em título irá arrancar da primeira posição pela sétima vez na Austrália depois de rodar em 1:21.164 e bater o Ferrari de Kimi Raikkonen por mais de seis décimos de segundo.
O finlandês foi, por sua vez, 10 milésimos mais rápido do que o seu colega de equipa Sebastian Vettel, que partirá assim da terceira posição para a corrida de amanhã.
Max Verstappen terminou a sessão em quarto e tentará uma estratégia diferente ao arrancar com um RB14 montado com pneus supermacios para o Grande Prémio.
No quinto lugar e a quase um segundo do tempo de Hamilton ficou Daniel Ricciardo, que já sabe que terá de cumprir uma penalização de três lugares na grelha.
Na luta pela posição de ‘melhor dos outros’, a Haas confirmou a boa forma evidenciada nos testes de pré-temporada.
Kevin Magnussen foi sexto e ligeiramente mais rápido do que Romain Grosjean para partilhar com o francês a terceira linha.
Na Renault, foram apenas 45 os milésimos que separaram o oitavo posto de Nico Hulkenberg do nono de Carlos Sainz.
O início da terceira fase da sessão de qualificação ficou marcado por um violento acidente de Valtteri Bottas, que perdeu o controlo do seu Mercedes à saída da primeira curva do circuito de Albert Park.
A McLaren não conseguiu colocar nenhum dos seus carros no Q3 na estreia com os motores Renault e irá arrancar da sexta linha da grelha, com Alonso na frente de Vandoorne.
Sergio Perez (13°) e Esteban Ocon (15°) também não fizeram o suficiente para que a Force India chegasse aos fez primeiros e ficaram separados pelo Williams de Lance Stroll.
Brendon Hartley, em 16°, ficou de fora na primeira fase da sessão, terminando à frente dos Alfa Romeo Sauber de Marcus Ericsson e Charles Leclerc, com o monegasco a ficar muito perto do seu colega de equipa na sua estreia na Fórmula 1.
O Williams de Sergey Sirotkin e o Toro Rosso de Pierre Gasly, que cometeu um erro na sua última volta, partilham a última linha da grelha.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio da Austrália