Embora tenha liderado todas as sessões de treinos livres para o Grande Prémio de Portugal, Valtteri Bottas foi batido por Lewis Hamilton na qualificação em Portimão. No entanto, o líder do campeonato garantiu que não esconde o jogo antes da luta pela pole position e sublinhou o trabalho “incrível” do finlandês.
O piloto britânico, que utilizou pneus médios para alcançar a 97ª pole da sua carreira em Portugal, elogiou o desempenho de Bottas em Portimão e ao longo da temporada de 2020.
“Eu adoro competição, e ver o Valtteri a conduzir desta forma ao longo de todo o ano tem sido incrível”, disse Hamilton. “Como disse na última corrida onde ele estava na Curva 2, ele está a fazer um ótimo trabalho.”
Quando lhe perguntaram se escondia propositadamente o jogo antes das sessões de qualificação, Hamilton respondeu: “Eu não minto, não tenho nada para esconder. Não guardo nada. Pessoalmente, nunca senti que isso tenha funcionado.”
“Lembro-me que quando era mais novo e andava em categorias inferiores, algumas pessoas tentaram fazer essas coisas, mas lembro-me de experimentar quando estava na Fórmula 3 ou algo do género e nunca acabou bem, por isso nunca foi algo que fizesse parte da minha filosofia.”
“É como construir um muro: pões um tijolo, o seguinte, o seguinte e continua-se a melhorar ao longo de todo o processo. Há sempre muito trabalho que ocorre nos bastidores, tentando obter o ajuste perfeito para o equilíbrio dos travões e o diferencial e descobrindo como se ataca cada curva.”
“Geralmente, penso que tenho conduzido muito bem durante todo o fim de semana. Tenho estado muito satisfeito com as minhas prestações durante os treinos, mas ele esteve sempre no topo e por isso tive mesmo de continuar a trabalhar e continuar a acreditar que poderia chegar lá.”