Lewis Hamilton conquistou a 87ª pole position da carreira e a quarta do ano ao superar Max Verstappen numa qualificação dramática para a Ferrari em Hockenheim.
Depois de um problema no turbo ter impedido Sebastian Vettel de participar na qualificação, um novo contratempo complicou ainda mais a prestação da Ferrari e impossibilitou Charles Leclerc de lutar pela pole position no Q3.
O alemão partirá do 20º e último lugar se não beneficiar de qualquer penalização, enquanto o monegasco será o 10º na grelha de partida.
Por outro lado, a Mercedes tirou partido de uma sessão isenta de problemas e está na pole position para a sua 200ª corrida na Fórmula 1.
Uma súbita falta de potência no Q2 não impediu Verstappen de colocar o Red Bull na primeira linha em solo alemão.
O holandês bateu o outro Mercedes de Valtteri Bottas, com o finlandês a separar os pilotos da Red Bull ao terminar à frente de Pierre Gasly.
Kimi Raikkonen brilhou ao realizar a sua melhor qualificação ao serviço da Alfa Romeo e garantiu o quinto posto na grelha para a corrida de amanhã.
Romain Grosjean também esteve em bom plano e levou o Haas ao sexto posto, diante do McLaren de Carlos Sainz.
Sergio Perez regressou ao Q3 com o Racing Point e terminou na frente do Renault do seu ex-colega de equipa Nico Hulkenberg.
De fora no Q2 ficaram o Alfa Romeo de Antonio Giovinazzi, o Haas de Kevin Magnussen, o Renault de Daniel Riciardo, o Toro Rosso de Daniil Kvyat e o Racing Point de Lance Stroll.
Para além de Vettel, ficaram eliminados no Q1 o McLaren de Lando Norris, o Toro Rosso de Alexander Albon e os Williams de George Russell e Robert Kubica.