Lewis Hamilton conquistou a pole position para o Grande Prémio do Canadá ao realizar a volta mais rápida de sempre no Circuito Gilles Villeneuve.
O piloto da Mercedes rodou em 1:11.459 e bateu Sebastian Vettel por mais de três décimos. Foi a quarta pole de Hamilton em 2017, a sexta em Montreal e a 65ª da carreira, o que lhe permitiu igualar o registo de Ayrton Senna.
Se na primeira tentativa Vettel ficou a apenas quatro milésimos do Mercedes, na segunda o alemão não conseguiu uma volta suficientemente rápida para se aproximar de Hamilton, terminando assim na segunda posição.
Valtteri Bottas ficou a mais de sete décimos de Hamilton e assegurou o terceiro lugar, diante do seu compatriota da Ferrari, Kimi Raikkonen.
Max Verstappen e Daniel Ricciardo não foram capazes de lutar pela pole e ocupam a terceira linha da grelha, com o holandês à frente do australiano.
Felipe Massa foi sétimo com o Williams, à frente dos Force India de Sergio Perez e Esteban Ocon. Nico Hulkenberg completou os dez primeiros com o Renault.
Os Toro Rosso de Carlos Sainz e Daniil Kvyat foram eliminados no Q2, com o russo a sofrer um furo depois de tocar no muro na sua última tentativa. A separar os dois ficou o McLaren de Fernando Alonso, em 12º.
Jolyon Palmer ainda passou ao Q2 mas foi 15º, à frente de Stoffel Vandoorne e do herói local Lance Stroll. Marcus Ericsson e Pascal Wehrlein ocupam a última linha, com o alemão a não evitar um acidente na primeira curva do circuito.