Johnny Herbert acredita que Max Verstappen não irá alterar a sua abordagem em pista após as penalizações do México e admite que é “muito frustrante” ver o neerlandês recorrer a táticas “de que não precisa”.
O ex-piloto britânico integrou o colégio de comissários desportivos responsável pela atribuição de uma dupla penalização de 10 segundos a Verstappen pelos incidentes com Lando Norris no Grande Prémio do passado fim de semana.
Herbert refere que Verstappen agiu com a intenção de impedir o piloto da McLaren de chegar à vitória – e avisa que o seu comportamento em pista não deverá mudar até ao final da temporada.
“As penalizações no México não vão impedir o Max Verstappen de empurrar Lando Norris para fora de pista no futuro”, disse Herbert à Action Network.
“Toda a intenção do Verstappen era tentar deixar a Ferrari conseguir a dobradinha no final. Acho que foi definitivamente essa a intenção e a tentativa de Verstappen, compreendo porque é que ele o fez, mas não concordo com isso, acho que muitas pessoas não concordam.”
“Correr de forma justa é algo que o Norris já mencionou antes, e esse é o tipo de luta que ele quer ter. Não vejo a condução do Verstappen a mudar porque o objetivo número um é impedir o Norris de reduzir a diferença no campeonato. Potencialmente, ainda temos muitas batalhas interessantes pela frente.”
Christian Horner, diretor de equipa da Red Bull, mencionou após a corrida que considerou as penalizações “demasiado duras”.
Questionado sobre essas declarações, Herbert acrescentou: “São as orientações que seguimos, as equipas concordaram com as nossas decisões. Foi tomada a decisão correta, a penalização de 20 segundos para o Max Verstappen não foi dura. O estilo de condução de Verstappen estava no limite ou foi exagerado? Sim, foi.”
“O estilo de condução de Verstappen foi duro, especialmente quando ele está a tirar outro piloto da pista. É absolutamente inaceitável para mim, para os atuais pilotos, para os antigos pilotos e para os comissários desportivos.”
“A atitude na sala dos comissários foi muito boa e a nossa decisão foi clara, porque as diretrizes dizem-nos o que analisar e como lidar com a situação. Quando aplicámos as duas penalizações de dez segundos ao Max Verstappen, estávamos todos de acordo. Lembrem-se sempre que são quatro comissários que tomam estas decisões.”
“Sou um grande fã do Verstappen e fico muito frustrado quando ele conduz da forma como conduziu no México. Ele não precisa de o fazer, é tão bom no carro e, nesta altura do campeonato, só precisa de se manter afastado dos problemas e conduzir o melhor possível.”
“Quando o Verstappen entra nesta mentalidade horrível de tentar ganhar uma vantagem tirando outro piloto da pista para que a Ferrari possa obter o 1-2, é aí que o Verstappen precisa de saber que não tem de fazer isso. Basta ganhar da forma mais limpa possível.”