O Mundial de Resistência regressa este fim de semana a Le Mans para a 92ª edição da mítica corrida francesa e a quarta e mais importante ronda do calendário. Com um recorde de inscrições na categoria principal, a corrida promete ser repleta de emoções e um marco na história da prova.
Em 2023, os 13626 metros do Circuito de La Sarthe acolheram uma memorável edição que comemorou o centenário da prova e culminou com uma histórica vitória da Ferrari.
Um ano depois, a corrida de resistência mais prestigiada do mundo está de regresso e com ainda mais motivos de interesse: um impressionante pelotão composto por 23 carros e nove construtores batalhará pelo triunfo na categoria Hypercar – mais sete carros e dois construtores do que na edição anterior.
Na grelha de 62 carros há ainda espaço para 16 equipas na categoria LMP2, que regressa a Le Mans apesar de ter sido abolida do Mundial de Resistência, e 23 na recém-criada categoria LMGT3.
O Mundial de Resistência chega a Le Mans com a Porsche na liderança de todos os campeonatos: Mundial de Pilotos e Mundial de Construtores na categoria Hypercar e Troféu de Pilotos com a Manthey PureRxcing na categoria LMGT3.
O construtor de Estugarda, que liderou a tabela de tempos na sessão de testes efetuada no passado fim de semana, é o recordista de triunfos em Le Mans e procura desde 2018 a sua 20ª vitória na prova.
A Porsche Penske Motorsport, a Toyota Gazoo Racing e a Hertz Team Jota dividiram as vitórias nas três primeiras corridas do ano (1812km do Qatar, 6 Horas de Imola e 6 Horas de Spa-Francorchamps).
O programa das 24 Horas de Le Mans inclui quatro sessões de treinos livres, uma sessão de qualificação e uma hyperpole que definirá a pole position para cada uma das categorias. Às 15h00 de sábado, Zinédine Zidane agitará a bandeira francesa para assinalar o arranque da corrida.
Filipe Albuquerque é o único representante português

Filipe Albuquerque, vencedor da categoria LMP2 em 2020, disputará a prova pela 11ª vez e será o único piloto português em competição.
Albuquerque procurará repetir o feito de há quatro anos e partilhará o Oreca 07-Gibson #23 da United Autosports com Ben Keating e Ben Hanley.
O coimbrense está inscrito na classe Pro/Am, mas tem os olhos postos na vitória à geral entre os LMP2.
“A nossa abordagem continua a ser a de nos equipararmos aos mais rápidos em pista,” disse Albuquerque. “Temos um ótimo carro e, apesar de termos um gentleman driver, nesta situação específica o nosso gentleman driver tem muita experiência e é um grande piloto, mesmo que lhe falte a velocidade de um jovem que vem dos monolugares.”
“Vou ajudar o Ben tanto quanto possível para o tornar mais rápido e já vimos no passado que não se trata apenas de ser rápido em Le Mans. É uma questão de consistência e de não cometer erros, mantendo um certo ritmo.”
“Não quero parecer arrogante, mas o meu objetivo é ganhar à geral. Vou olhar para a classificação para ver se somos primeiros nos LMP2, e não para as letras pequenas que dizem ‘Pro-Am’.”
Em representação das cores lusas estará ainda a equipa Algarve Pro Racing, que volta a inscrever dois carros na categoria LMP2.
O jovem Bernardo Pinheiro também entrará em ação no traçado de La Sarthe, mas integrado na grelha ‘Road to Le Mans’, prova de suporte às 24 Horas de Le Mans. O piloto algarvio estará aos comandos de um Ligier LMP3 da equipa Team Virage.
Schumacher, Button e Kubica entre o lote de ex-pilotos de Fórmula 1
Dos 186 pilotos que alinharão na edição de 2024 das 24 Horas de Le Mans, cerca de 10% disputaram pelo menos um Grande Prémio na Fórmula 1.
O alemão Mick Schumacher, atual piloto de reserva da Mercedes, fará a sua primeira participação na prova que o seu pai disputou em 1991.
Schumacher correrá com o Alpine A424 LMDh #36, carro que dividirá com os franceses Nicolas Lapierre e Matthieu Vaxivière.
Pela primeira vez na categoria Hypercar estarão Robert Kubica e Nyck de Vries. O polaco estará ao volante do terceiro Ferrari 499P da AF Corse depois de ter sido segundo classificado na categoria LMP2 em 2022 e 2023, enquanto o neerlandês lutará pelo triunfo com um Toyota que partilhará com Jose Maria Lopez e Kamui Kobayashi.
Romain Grosjean, agora piloto da Juncos Holliger Racing na IndyCar Series, realizará a sua segunda participação em Le Mans e a primeira desde 2010. O francês integra o alinhamento da Lamborghini, que se estreia este ano na categoria Hypercar com o SC63.
Ex-pilotos de Fórmula 1 presentes nas 24 Horas de Le Mans
Sébastien Bourdais
Sébastien Buemi
Jenson Button
Nyck de Vries
Antonio Giovinazzi
Romain Grosjean
Brendon Hartley
Kamui Kobayashi
Robert Kubica
Daniil Kvyat
Andre Lotterer
Mick Schumacher
Jack Aitken
Will Stevens
Stoffel Vandoorne
Jean-Éric Vergne
Felipe Nasr
Paul di Resta
Destaque ainda para as participações de três atuais pilotos de reserva na Fórmula 1: Felipe Drugovich, no Cadillac #311 da Whelen Cadillac Racing, Robert Shwartzman, no Ferrari 499P da AF Corse, e Frederik Vesti, no Oreca 07-Gibson LMP2 da Cool Racing.
Caras conhecidas, mas não de Le Mans
Valentino Rossi, Alex Palou e Scott Dixon são alguns dos nomes incontornáveis do desporto motorizado mundial que procurarão este ano abrilhantar as suas carreiras com um triunfo em Le Mans.
O nove vezes campeão do mundo de motociclismo ingressou esta temporada no Mundial de Resistência e fará a sua estreia nas 24 Horas de Le Mans aos comandos de um BMW M4 GT3 da Team WRT que dividirá com Ahmad Al Harthy e Maxime Martin.
Bicampeão da IndyCar Series, Palou também cumprirá a sua primeira participação na prova, fazendo equipa com Earl Bamber e Alex Lynn num dos três carros inscritos pela Cadillac na categoria Hypercar.
O neozelandês Scott Dixon, hexacampeão da IndyCar Series, alinhou por quatro vezes em Le Mans com um Ford GT da Chip Ganassi na categoria GTE Pro e competirá este ano pela segunda vez na categoria Hypercar, depois de ter terminado a corrida de 2023 na quarta posição.
Nolan Siegel, Kyffin Simpson e Grosjean são os outros pilotos da IndyCar Series que marcarão presença em Le Mans.
Horários
Quarta-feira, 12 de Junho
13h00-16h00: Treino Livre 1 – Eurosport 2
18h00-19h00: Qualificação – Eurosport 1
21h00-23h00: Treino Livre 2 – Eurosport 1
Quinta-feira, 13 de Junho
14h00-17h00: Treino Livre 3 – Eurosport 2
19h00-19h30: Hyperpole – Eurosport 1
21h00-22h00: Treino Livre 4 – Eurosport 1
Sábado, 15 de Junho
11h00-11h15: Warm-up – Eurosport 1
15h00: Partida das 24 Horas de Le Mans – Eurosport 1
Links úteis
Spotter Guide
Live Timing
Transmissão televisiva (Eurosport em Portugal, canal de YouTube do Esporte na Band no Brasil)






