Christian Horner diz que as acusações de que a Red Bull tem sido alvo são “absolutamente chocantes” e estão a prejudicar todos os colaboradores da sua equipa.
Depois de a Federação Internacional do Automóvel ter confirmado que a Red Bull incorreu numa infração “menor” dos regulamentos financeiros, Zak Brown, diretor executivo da McLaren, enviou uma carta ao órgão governativo do desporto onde referiu que as ações da formação de Milton Keynes “constituem batota” e devem ser severamente punidas.
Horner, que continua a negar ter excedido o valor de 145 milhões de dólares estabelecido para 2021, sentou-se ao lado de Brown na conferência de imprensa dos diretores de equipa em Austin e afirmou ter reagido com choque à carta escrita pelo norte-americano.
“Tivemos conhecimento da carta do Zak, que não nos foi enviada, e é tremendamente dececionante ter outro concorrente a acusar-te de fazer batota”, disse Horner. “Acusarem-te de atividade fraudulenta é chocante. É absolutamente chocante que outro concorrente, sem os factos ou qualquer conhecimento dos pormenores, possa estar a fazer esse tipo de acusação.”
“Estamos em julgamento por causa dessas acusações públicas desde Singapura. Existe essa retórica de sermos batoteiros e de termos tido um enorme benefício.”
“Os números que foram divulgados nos meios de comunicação social estão a milhas da realidade e causam muitos danos à marca, aos nossos parceiros, aos nossos pilotos e à força de trabalho.”
“Numa época em que a saúde mental é predominante, estamos a assistir a problemas significativos dentro da nossa força de trabalho. Há crianças que estão a sofrer bullying em parques infantis por serem filhos de colaboradores. Isto não é correto. Deve-se a acusações fictícias de outras equipas.”
“Não podes andar por aí a fazer esse tipo de acusações sem qualquer facto ou substância. Portanto, estamos absolutamente abismados com o comportamento de alguns dos nossos adversários.”
Horner reforçou que a sua equipa não excedeu o limite orçamental nem beneficiou de qualquer vantagem competitiva, garantindo que a situação está relacionada com a interpretação dos custos inseridos pela Red Bull nos seus documentos financeiros.
O líder da Red Bull continua em conversações com a FIA sobre um potencial Acordo de Aceitação de Violação – que se baseia na irradicação das punições mais severas caso a equipa admita ter excedido o limite orçamental.
“Estamos em discussões com a FIA sobre quais são esses custos”, acrescentou Horner. “Tivemos zero benefícios do ponto de vista do desenvolvimento ou do ponto de vista operacional, quer para 2021 quer para 2022. A nossa submissão foi significativamente inferior ao limite máximo.”
“Com base em contabilistas profissionais e externos e na interpretação de um documento de 52 páginas para policiar isto, fomos muito claros do nosso lado. Sentimos absoluta e categoricamente que não tivemos qualquer vantagem em 2021, 2022, 2023 ou 2024. Algumas equipas estão mesmo a falar de 2026. É totalmente fictício.”