Christian Horner voltou a garantir que o alinhamento de pilotos da Red Bull se manterá inalterado em 2024, mas não fechou a porta ao regresso de Daniel Ricciardo à equipa na temporada seguinte.
Ricciardo regressará este fim de semana à grelha da Fórmula 1 para substituir Nyck de Vries na AlphaTauri.
O piloto australiano foi promovido ao lugar do neerlandês após ter impressionado a Red Bull no teste levado a cabo pela Pirelli após o Grande Prémio da Grã-Bretanha.
“O teste foi extremamente impressionante”, disse Horner, diretor de equipa da Red Bull.
“O que mais me impressionou, tendo em conta que ele nunca tinha conduzido este carro e estava fora das pistas há sete meses, foi que na sua terceira ou quarta volta ele estava a fazer tempos que ficavam a um segundo do que os nossos pilotos tinham atingido.”
“Depois, na sua primeira verdadeira tentativa, com pneus que eram comparáveis, conseguias ver a confiança dele a crescer. Naquela que foi provavelmente a sua sétima volta do dia, ele fez um tempo que o colocaria na primeira linha da grelha. Por isso, foi bastante impressionante.”
“Fiquei satisfeito por ver que ele ainda conseguia operar àquele nível. Eu disse-lhe que aquele tempo o teria colocado na primeira linha da grelha e quase conseguias ver o alívio nos olhos dele e a pressão a sair dos ombros. E depois, as suas simulações de corrida foram bastante impressionantes, assim como o trabalho que fez para a Pirelli.
Horner referiu que Ricciardo pode colocar-se na posição de candidato a um lugar na Red Bull para 2025 caso seja competitivo ao volante do carro da AlphaTauri.
“Neste momento, só há um acordo até ao final da temporada”, acrescentou Horner. “Portanto, não há expectativas para depois disso.”
“Ele está emprestado à AlphaTauri até ao final do ano. Obviamente, os nossos pilotos vão ser o Checo e o Max no próximo ano. Mas é sempre bom ter talento como reserva.”
“Penso que o Daniel quer candidatar-se firmemente ao lugar na Red Bull em 2025. É esse o seu objetivo de ouro. E ao ir para a AlphaTauri, penso que ele vê isso como o melhor caminho para se mostrar com vista a 2025.”