Kimi Raikkonen, que testou positivo à Covid-19 durante o fim de semana do Grande Prémio dos Países Baixos, não estará presente na ronda de Monza e voltará a ser substituído por Robert Kubica.
O polaco, piloto de reserva da Alfa Romeo, foi chamado pela equipa na manhã de sábado em Zandvoort para ocupar o lugar de Raikkonen e alinhar no seu 98º Grande Prémio de Fórmula 1 – e o primeiro desde 2019.
Depois de se ter qualificado na 18ª posição, Kubica tirou partido das penalizações alheias para arrancar de 16º e viu a bandeira de xadrez em 15º, diante do Williams de Nicholas Latifi, que superou na última volta da corrida.
Em solo italiano, o piloto de 36 anos terá o desafio extra de participar pela primeira vez numa corrida sprint, formato que será experimentado pela segunda vez em 2021.
“Em primeiro lugar, quero partilhar os meus melhores votos para o Kimi”, disse Kubica. “Espero que ele faça uma recuperação total e regresse ao carro em breve.”
“Estou ansioso por correr em Monza, uma pista incrível onde consegui o meu primeiro pódio, em 2006. Ao contrário de Zandvoort, é uma pista que conheço bem, e isto vai ajudar, particularmente porque o formato de qualificação sprint significa que teremos menos uma sessão de treinos.”
“Estou feliz com o que fiz na Holanda e mal posso esperar para ajudar a equipa mais uma vez em Monza.”