Liam Lawson afirma que será forçado a “reaprender tudo” caso a corrida se dispute com o piso seco, estabelecendo por isso o objetivo de ver a bandeira de xadrez e acumular experiência ao volante do carro da AlphaTauri.
O piloto neozelandês foi chamado pela formação de Faenza para substituir o lesionado Daniel Ricciardo a partir da terceira sessão de treinos livres para o Grande Prémio dos Países Baixos.
Lawson disputou a sua primeira qualificação na Fórmula 1 com o composto intermédio, que nunca tinha utilizado, e terminou na última posição.
“Em primeiro lugar, lamento pela situação do Daniel, não é algo que queres que aconteça, especialmente a alguém tão simpático como ele”, disse Lawson. “Espero que recupere rapidamente.”
“Qualquer chance que tens para correr na Fórmula 1 é para ser agarrada com as duas mãos, por isso estou muito entusiasmado com a oportunidade que me foi dada. Há muitas emoções porque é algo que quero fazer desde os três anos de idade.”
“Foi um dia muito agitado, com condições muito complicadas. Foi a primeira vez que conduzi com os pneus intermédios e foi diferente do que esperava, mas senti que estava a chegar a algum lado e a aprender como os pneus se comportavam.”
“Durante a qualificação, estava a sentir-me confortável e a ganhar muito. Depois voltou a chover e esperava que a aderência diminuísse, mas fiquei surpreendido com o nível em que se manteve, portanto de certeza que não maximizei tudo.”
“Obviamente, vou ter de reaprender tudo de novo se estiver seco na corrida, porque não conduzi nessas condições. Portanto, vai ser uma corrida muito dura.”
“Estou entusiasmado. Sei que vai ser desafiante e que temos muito para superar. Por isso, acho que o nosso objetivo é fazer uma corrida limpa.”
“A primeira metade vai ser extremamente difícil, especialmente se estiver seco. Vou estar a aprender tudo durante essa primeira parte. Não fiz nenhuma simulação de corrida nem nada no género. Por isso, não sei como é que os pneus se comportam. Vai ser uma grande curva de aprendizagem.”
“No final da corrida, espero estar numa posição muito mais confortável com o carro. Esse seria definitivamente o objetivo.”