Liam Lawson revelou que teve conhecimento de que iria substituir Daniel Ricciardo há cerca de duas semanas.
A Visa Cash App RB anunciou esta quinta-feira que Lawson substituirá Ricciardo a partir do próximo Grande Prémio.
Embora não tenha revelado os seus planos durante o Grande Prémio de Singapura, a equipa terá entrado para esse fim de semana com uma decisão já tomada.
“Agora, finalmente, parece real”, disse Lawson numa entrevista à imprensa neozelandesa. “Obviamente, eu já sabia disso há, provavelmente, duas semanas, mas até que seja divulgado para o mundo, é óbvio que nunca sentes que está definitivamente confirmado. Não podia dizer a ninguém.”
“O plano já estava traçado há muito tempo. Obviamente, eu tinha uma data de contrato que precisava de ser cumprida, por isso, basicamente, estava a seguir esse caminho e, há duas semanas, disseram-me que era isto que ia acontecer. E, pouco tempo depois, estava tudo decidido.”
“Singapura não foi, definitivamente, um fim de semana agradável para mim porque, obviamente, todos sabíamos o que estava para vir. Ao mesmo tempo, o Daniel sempre foi muito bom para mim de várias maneiras quando eu pilotei no ano passado.”
“Mesmo nesta temporada, nunca me senti em competição com ele ou algo do género. Ele nunca me fez sentir assim.”
“Por isso, não foi uma sensação agradável. Mas é óbvio que, para mim, só tenho uma oportunidade na Fórmula 1 e chegou agora. Estou obviamente grato por essa oportunidade. Mas agora tenho de a agarrar com as duas mãos. E, ao mesmo tempo, ele disse-me a mesma coisa e disse ‘sabes que tens de aproveitar ao máximo’.”
Quando lhe perguntaram se o seu contrato é válido apenas para as restantes corridas de 2024, Lawson afirmou: “Sim. Basicamente, tenho até ao final deste ano e depois saberei mais à medida que a temporada for avançando. Nesta fase, são as seis corridas.”
“Basicamente, preciso de ter um bom desempenho. Preciso de tentar mostrar o meu valor na Fórmula 1 e diria que tenho de fazer um trabalho semelhante ao que fiz no ano passado. Foi isso que me deu a oportunidade agora.”
“Só preciso de fazer o suficiente para me manter no lugar no próximo ano.”