Quarta corrida após a pausa de verão, quarta pole position para Charles Leclerc. O monegasco superou o Mercedes de Lewis Hamilton e colocou o Ferrari na primeira posição da grelha de partida para o Grande Prémio da Rússia.
O tempo de 1:31.628 estabelecido com os pneus macios permitiu a Leclerc bater Hamilton por cerca de quatro décimos de segundo em Sochi em Sochi.
Sebastian Vettel não conseguiu garantir uma dobradinha da Ferrari e intrometeu-se entre os pilotos da Mercedes ao ser terceiro, partilhando a segunda linha com Valtteri Bottas.
Hamilton e Bottas apostaram numa estratégia diferente no Q2 e irão arrancar de pneus médios para a corrida de amanhã.
Max Verstappen fechou os cinco primeiros com o Red Bull mas partirá de décimo devido à penalização que terá de cumprir neste Grande Prémio.
Carlos Sainz levou a melhor no segundo pelotão ao realizar o sexto tempo e colocou o Renault diante do Renault de Nico Hulkenberg.
Lando Norris ficou em oitavo ao volante do segundo McLaren, enquanto o Haas de Romain Grosjean e o Renault de Daniel Ricciardo completaram o top 10.
De fora no Q2 terminaram o Toro Rosso de Pierre Gasly, o Racing Point de Sergio Perez, o Alfa Romeo de Antonio Giovinazzi, o Haas de Kevin Magnussen e o outro Racing Point de Lance Stroll.
Eliminados no Q1 ficaram o Alfa Romeo de Kimi Raikkonen, os Williams de George Russell e Robert Kubica, o Red Bull de Alex Albon e o Toro Rosso de Daniil Kvyat.
O tailandês saiu de pista na Curva 13 e não evitou um embate nas barreiras que provocou uma bandeira vermelha e colocou um ponto final na sua sessão.
Quanto a Kvyat, que já partiria de último na sequência das penalizações que teria de cumprir, nem sequer participou na qualificação depois de o motor Honda do seu carro ter voltado a falhar no terceiro treino livre.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio da Rússia