Lewis Hamilton conquistou a 69ª pole position da carreira e bateu o recorde de Michael Schumacher numa sessão de qualificação à chuva em Monza. O britânico vai partilhar a primeira linha da grelha de partida com o Williams de Lance Stroll.
Numa sessão fortemente condicionada pela chuva, o piloto da Mercedes rodou em 1:34.554 e deixou o Red Bul de Max Verstappen a mais de um segundo.
Daniel Ricciardo foi o terceiro mais rápido naquela que teria sido uma grande qualificação para a sua equipa, não fossem as penalizações aplicadas na grelha de partida para a corrida.
Com essas penalizações, Lance Stroll, que tinha sido o quarto mais rápido, assume a segunda posição e vai estar ao lado de Hamilton no arranque para o Grande Prémio.
Esteban Ocon superou Valtteri Bottas e alcançou o seu melhor resultado de sempre, partindo de terceiro para a corrida de amanhã.
Bottas realizou o sexto tempo e beneficia das penalizações para arrancar de quarto, diante dos dois pilotos da Ferrari.
A Scuderia não esteve bem em Monza e terá de recuperar se quiser dar um bom resultado aos Tifosi. Kimi Raikkonen foi o melhor dos SF70H ao terminar em sétimo, subindo a quinto com as penalizações.
Sebastian Vettel, líder do campeonato, não foi além da oitava posição e irá arrancar de sexto para a corrida.
O Williams de Felipe Massa e o McLaren de Stoffel Vandoorne completam os dez primeiros e irão também beneficiar das penalizações da Red Bull.
Para além de Ricciardo e Verstappen, também Hulkenberg, Palmer, Alonso e Sainz têm penalizações a cumprir no Grande Prémio de Itália.