Lewis Hamilton foi o mais rápido na primeira sessão de Treinos Livres para o Grande Prémio da Austrália, batendo Valtteri Bottas por pouco mais de meio segundo.
A Mercedes foi, no entanto, a única equipa a recorrer aos pneus ultramacios da Pirelli, com as restantes a preferirem rodar com macios e supermacios nos primeiros 90 minutos da temporada.
Hamilton estabeleceu uma volta em 1:24.220s e foi 5,5s mais rápido face ao seu melhor tempo na primeira sessão de 2016, ilustrando perfeitamente o nível de desempenho destes novos monolugares.
Os Red Bulls de Daniel Ricciardo e Max Verstappen terminaram em terceiro e quarto, com as suas voltas mais rápidas a serem realizadas com pneus supermacios. A Ferrari – também com supermacios – terminou a sessão nas posições seguintes, com Kimi Raikkonen à frente de Sebastian Vettel.
Mais quatro equipas completaram os dez primeiros, com o Williams de Felipe Massa a ser sétimo, diante do Haas de Romain Grosjean, do Renault de Nico Hulkenberg e do Force India de Sergio Perez.
Como seria de esperar, Mercedes, Red Bull e Ferrari completaram as seis primeiras posições, mas um verdadeiro indicador de onde cada equipa se situa deverá apenas surgir na segunda sessão.