Helmut Marko, conselheiro da Red Bull, explicou as razões que levaram à substituição imediata de Nyck de Vries por Daniel Ricciardo na AlphaTauri.
Esta terça-feira, o construtor de Faenza anunciou que De Vries estava de saída da equipa e seria substituído por Ricciardo, que desempenhou as funções de piloto de reserva da Red Bull ao longo dos últimos seis meses.
“Contratámos o Nyck porque ele teve uma ótima prestação em Monza no ano passado”, disse Marko ao De Telegraaf. “Esperávamos que ele estivesse pelo menos ao nível do seu colega de equipa este ano, mas não foi o caso.”
“Na verdade, ele foi sempre três décimos de segundo mais lento do que o Yuki. Não vimos qualquer melhoria. Tínhamos de fazer alguma coisa.”
“Porquê esperar, e que importância teriam mais duas corridas se não vês quaisquer melhorias? O Nyck é um tipo muito simpático, mas a velocidade não estava lá.”
Marko referiu que De Vries não foi avaliado da mesma forma que um jovem piloto devido à sua vasta experiência no desporto motorizado.
“Ele tem 28 anos, tem muita experiência e também foi capaz de ganhar muito conhecimento como piloto de testes em vários carros de Fórmula 1”, acrescentou.
“Na minha opinião, não se pode compará-lo com um jovem piloto. No final de Abril, em Baku, ele começou bem o fim de semana e pensei que teria um desempenho melhor, mas depois caiu novamente.”
Marko confirmou que a prestação de Ricciardo no teste da Pirelli em Silverstone contribuiu para que a escolha do substituto de De Vries recaísse sobre o australiano.
“Os tempos por volta do Ricciardo foram competitivos durante o teste de pneus, com três jogos diferentes”, afirmou. “Se o Ricciardo não tivesse a velocidade, teríamos de pensar noutro piloto.”
“Mas a AlphaTauri não está numa boa posição neste momento e é última no campeonato de construtores, portanto tivemos de fazer algo para mudar isso. O Ricciardo traz uma nova energia à equipa.”