Helmut Marko negou que a continuidade de Sergio Pérez na Red Bull esteja relacionada com a pressão imposta pela Liberty Media e afirmou que a equipa considerou que o mexicano é “a melhor solução” em termos de competitividade.
O conselheiro da Red Bull e o diretor de equipa Christian Horner reuniram-se após o Grande Prémio da Bélgica com o intuito de discutir o futuro imediato de Pérez.
Apesar das prestações dececionantes de Pérez nas corridas que antecederam a pausa de verão, foi tomada a decisão de manter o mexicano até ao final da temporada.
Na sequência desse veredito, diversos órgãos de comunicação social referiram a possibilidade de a Liberty Media ter intervindo para garantir que Pérez pilotava diante do seu público no Grande Prémio do México.
No entanto, Marko desmentiu esses rumores, assegurando que os desejos da Liberty Media não tiveram influência na decisão.
“O Sergio Pérez vai continuar a pilotar o carro da Red Bull após a pausa de verão, uma vez que se seguem agora corridas em pistas onde ele esteve bem no ano passado e estamos a contar com estabilidade”, disse Marko à Speedweek.
“Ele também tem mostrado bons desempenhos de tempos a tempos, e no último fim de semana de em Spa foi muito rápido no sábado, terminando em terceiro.”
“Ele arrancou da segunda posição e, de acordo com os cálculos, o terceiro lugar teria sido possível. Mas vimos que os seus pneus se tinham deteriorado significativamente mais. Ele não conseguia atacar e, para além disso, só tínhamos dois jogos de pneus médios e um jogo de pneus duros, enquanto a concorrência tinha dois jogos de pneus duros e um jogo de pneus médios. Este foi talvez um fator decisivo.”
“O Pérez não precisa de ser mais rápido, apenas mais consistente. E tendo em conta as alternativas, ele continua a ser a nossa melhor solução. As informações de que a sua continuidade se deve ao desejo da Liberty Media de que ele corra no México não são verdadeiras. Eles querem certamente que ele corra na sua corrida de casa, mas a nossa escolha de piloto não se baseia nas intenções da Liberty Media.”
“Em setembro anunciaremos o que vai acontecer com o Liam Lawson. Há já algum tempo que está planeado que ele possa ganhar mais experiência de Fórmula 1 em Imola. Embora a concorrência gostasse de o utilizar por empréstimo, ele não está disponível para isso.”
“O Isack Hadjar, nosso piloto na Fórmula 2, venceu pela quarta vez em Spa. Ele tem claramente o potencial para a Fórmula 1. Vamos ver como as coisas se desenvolvem, mas ele assumirá certamente algum papel. Pode passar um ano como piloto de testes e de simulador, como o Lawson.”