Helmut Marko, conselheiro da Red Bull, foi advertido por escrito pela FIA devido aos comentários que fez sobre Sergio Pérez à imprensa austríaca.
Em entrevista à estação de televisão ServusTV, detida pela Red Bull, Marko sugeriu que a inconsistência nas prestações de Pérez era motivada pela sua nacionalidade.
“Sabemos que ele tem problemas na qualificação, tem oscilações de forma”, disse Marko. “Ele é sul-americano e simplesmente não está completamente focado como o Max (Verstappen) ou o Sebastian (Vettel).”
Embora a ServusTV tenha emitido um pedido de desculpas em nome de Marko, o austríaco foi alvo de uma reprimenda por escrito do órgão governativo do desporto.
“Podemos confirmar que Helmut Marko recebeu uma reprimenda por escrito e que lhe foram recordadas as suas responsabilidades enquanto figura pública no desporto automóvel, em conformidade com o Código de Ética da FIA”, referiu um porta-voz da FIA.
Pérez confirmou em Singapura que Marko lhe pediu desculpa pessoalmente pelo sucedido.
“Tenho uma relação pessoal com ele”, afirmou Pérez. “Quando se vê este tipo de coisas, conhecer a pessoa ajuda muito, porque sei que ele não queria dizer aquilo. E aceitei o pedido de desculpas porque conheço o Helmut, pela relação pessoal que tenho com ele, e sei que ele não queria dizer aquilo.”
O politicamente correto está a danificar as mais elementares relações humanas. A FIA devia preocupar-se com outras coisas mais importantes, mais ainda por se tratar de um assunto dentro de uma equipa e até o canal onde foi publicado ser da mesma.