Nikita Mazepin receberá um novo chassis após a pausa de verão da Fórmula 1 na sequência das queixas de que o atual é “muito pesado” em comparação com o de Mick Schumacher.
O piloto russo explicou depois do Grande Prémio da Estíria que tinha sido “muito difícil” acompanhar o ritmo do seu colega de equipa devido a uma desvantagem de peso.
“Quando tens um carro muito pesado em comparação com o outro carro da equipa numa corrida com muitas voltas e longas retas, é muito difícil ficar à frente”, disse Mazepin.
“Portanto não estou satisfeito. Mas estou apenas à espera do carro novo para ter uma oportunidade, porque neste momento sou um alvo fácil. Faço o meu melhor no início e depois sou simplesmente uma cenoura à espera de ser apanhada.”
Embora tenha confirmado a existência de “uma pequena diferença de peso dependendo da distribuição do peso”, Guenther Steiner, diretor de equipa da Haas, desvalorizou esse facto.
“Um carro pesado nunca é bom, mas não é como se fosse 20 quilos mais pesado, ou até 10, não é nada disso”, afirmou Steiner. “Os chassis têm um ano, já correram durante um ano, e normalmente todos os anos fazemos um novo. É claro que o chassis nunca fica mais leve durante o ano.”
“Obviamente, um carro mais pesado nunca te torna mais rápido. Mas a diferença… Como disse, não quero falar sobre a quantidade exata de peso. De certeza que faz alguma coisa, física é física. Não vamos mudar a física, portanto é algo que o abranda, mas não é muito.”
Apesar de Mazepin ter dito que só deveria receber o novo chassis dentro de “seis ou sete corridas”, Steiner revelou que isso acontecerá mais cedo, no Grande Prémio da Bélgica.