Com a vitória de Lewis Hamilton e o quinto lugar de Valtteri Bottas no Grande Prémio dos Estados Unidos, a Mercedes confirmou a conquista do quarto título de construtores consecutivo.
A equipa somou 575 pontos nas primeiras 17 corridas do ano e a vantagem de 147 para a Ferrari é suficiente para assegurar mais um título aos alemães.
Lewis Hamilton obteve 58% desses 575 pontos e está muito perto de dar à Mercedes o título no campeonato de pilotos.
É a quarta vez que um construtor conquista quarto títulos consecutivos depois da McLaren, (1988-1991), da Red Bull (2010-2013) e da Ferrari, que venceu por seis vezes entre 1999 e 2004.
“Muito obrigado a todos em Bracley e Brixworth”, dissi Niki Lauda. “Juntos conseguimos um incrível resultado. Estou muito satisfeito.”
“Muitos parabéns à equipa. Os rapazes na fábrica trabalharam muito e foram a melhor equipa este ano”, acrescentou Hamilton.
A Red Bull ainda tem hipóteses matemáticas de chegar ao segundo lugar mas deverá ficar novamente atrás da Ferrari e à frente da Force India, que repete a prestação do ano passado e soma mais do dobro dos pontos da Williams.
Outra novidade na classificação do campeonato de construtores é a subida da Renault à sétima posição por troca com a Haas graças à prestação de Carlos Sainz na sua estreia com a equipa.