A Mercedes planeava realizar uma sessão de testes com o monolugar de 2018 no Autódromo Internacional do Algarve para preparar o Grande Prémio de Portugal.
O traçado algarvio estrear-se-á este ano na Fórmula 1 ao receber uma corrida no final de Outubro, enquanto as pistas de Mugello, Imola e Nürburgring também foram adicionadas a um calendário alterado pela pandemia.
De acordo com os regulamentos da Fórmula 1, as equipas estão autorizadas a realizar testes privados com carros anteriores a 2019 e dois dias de filmagens por temporada com o monolugar de 2020, estando neste caso obrigadas a cumprir menos de 100 quilómetros e a utilizar pneus de demonstração.
Antes do início da temporada, quando os circuitos ainda não tinham sido incluídos no calendário, a Ferrari deslocou-se a Mugello para Sebastian Vettel e Charles Leclerc rodarem com o SF71H de 2018, enquanto a AlphaTauri marcou presença em Imola para Daniil Kvyat e Pierre Gasly completarem quilómetros com os carros de 2018 e 2020.
No entanto, através de uma votação eletrónica levada a cabo antes do Grande Prémio de Espanha, as equipas chegaram a acordo e concluíram que, para reduzir os custos, nenhum teste deveria decorrer nas pistas que foram adicionadas ao calendário de 2020.
O Autódromo Internacional do Algarve, que será reasfaltado no início do mês de Setembro, preparava-se para receber pelo menos quatro equipas após a conclusão desse processo – Red Bull, Renault, AlphaTauri e Mercedes.
“Teríamos levado o carro de 2018 para algumas pistas”, disse Toto Wolff, diretor de equipa da Mercedes. “Estávamos a planear ir a Portimão, mas penso que não é a escolha certa.”
“Penso que estamos todos à procura de economizar custos com os prémios monetários a serem consideravelmente mais baixos, portanto, se ninguém ganhar uma vantagem por não testar, é a coisa certa a fazer.”