Afastada da Fórmula 1 desde 2006, a Michelin admite estar a estudar a possibilidade de regressar em 2020.
Os novos regulamentos revelados pela FIA para os anos de 2020 a 2023 já foram consultados pela Michelin, que não esconde o interesse em regressar à competição.
A Pirelli, que tem sido o fornecedor único de pneus da Fórmula 1 desde 2011, recebeu ordens para criar pneus de alta degradação que aumentem o espetáculo e as possibilidades estratégias de cada corrida.
De acordo com a FIA, o fornecedor para os anos 2020-2023 deve comprometer-se com “objetivos relativos ao espetáculo desportivo, relacionados com a degradação, a durabilidade ou a temperatura dos pneus.”
No entanto, segundo o porta-voz da Michelin, a empresa francesa “não está apenas interessada no espetáculo, já que também tem de existir um desafio técnico.”
O contrato de quatro anos imposto pela FIA significa que para o primeiro ano o fornecedor escolhido terá de fabricar pneus que se adequem às jantes de 13 polegadas, enquanto que para os restantes terá de ter em conta os novos regulamentos e a introdução de jantes de 18 polegadas.
Esta é uma medida que pode representar um obstáculo para um potencial novo fornecedor.
“Para nós, construir um pneu de 13 polegadas é algo que conseguimos fazer mas que não estamos interessados em fazer”, disse o mesmo porta-voz da Michelin. “Adiciona um novo nível de complexidade e é algo que não queríamos que acontecesse.”