Lando Norris está na pole position para o primeiro Grande Prémio da temporada e terá o outro McLaren de Oscar Piastri ao seu lado na grelha de partida.
Norris estabeleceu um tempo de 1:15.096 para superar Piastri por 84 milésimos de segundo e obter a décima pole da sua carreira em Melbourne.
Max Verstappen, que tinha arrancado da pole na Austrália em 2023 e 2024, colocou o Red Bull na terceira posição e a frente do Mercedes de George Russell.
O Racing Bulls de Yuki Tsunoda e o Williams Alex Albon estiveram em destaque na qualificação de abertura da temporada e partilharão a terceira linha da grelha.
Depois de ter liderado a tabela de tempos do dia de sexta-feira, Charles Leclerc não foi além de um dececionante sétimo lugar na qualificação.
Hamilton terminou em oitavo com o outro carro da Scuderia, enquanto o Alpine de Pierre Gasly e o Williams de Carlos Sainz encerraram o top 10.
Isack Hadjar falhou por pouco o acesso à derradeira fase da sessão e alinhará em 11º para a sua corrida de estreia ao serviço da Racing Bulls.
Também eliminados no Q2 ficaram os Aston Martin de Fernando Alonso e Lance Stroll, o Alpine de Jack Doohan e o Sauber de Gabriel Bortoleto, que cometeu um erro na sua tentativa de volta rápida.
Andrea Kimi Antonelli foi eliminado na primeira fase da sessão e partirá do 16° posto para o seu Grande Prémio de estreia na Fórmula 1.
Atrás do italiano ficaram Nico Hulkenberg e Liam Lawson, que não foi além do 18° lugar na sua primeira aparição com a Red Bull em qualificação.
A última linha da grelha será ocupada pelos Haas de Esteban Ocon e Oliver Bearman, sendo que este último não entrou em pista devido aos danos resultantes de um acidente no terceiro treino livre.
Classificação da sessão de qualificação do Grande Prémio da Austrália