Lando Norris conquistou a sua segunda pole position da carreira ao bater Max Verstappen por 20 milésimos de segundo em Barcelona.
O piloto britânico estabeleceu uma marca de 1:11.383 ao cair do pano para roubar a pole position a Verstappen.
Os pilotos da Mercedes partirão da segunda linha da grelha de partida, com Lewis Hamilton na frente de George Russell. Os dois colegas de equipa ficaram separados por apenas dois milésimos de segundo.
Charles Leclerc colocou o Ferrari no quinto lugar e à frente de Carlos Sainz, que esperava certamente qualificar-se melhor diante do seu público após ter sido o mais veloz no terceiro treino livre.
Pierre Gasly e Esteban Ocon qualificaram-se em sétimo e nono numa sessão surpreendente para a Alpine.
Sergio Pérez foi oitavo e penalizará três posições na grelha de partida, enquanto Oscar Piastri terminou em décimo após ter saído de pista na sua última volta rápida.
Fernando Alonso falhou o acesso à derradeira fase da sessão na sua corrida de casa e alinhará no 11° posto, diante do Sauber de Valtteri Bottas, do Haas de Nico Hulkenberg, do Aston Martin de Lance Stroll e do outro Sauber de Zhou Guanyu.
Eliminados na primeira fase da sessão ficaram o Haas de Kevin Magnussen, os RB de Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo e os Williams de Alex Albon e Logan Sargeant.