Lando Norris assegurou a sua segunda pole position da temporada no Hungaroring.
O piloto britânico estabeleceu uma marca de 1:15.227 na sessão de qualificação do Grande Prémio da Hungria e superou o seu colega de equipa Oscar Piastri por 22 milésimos de segundo.
A fase final da sessão esteve interrompida na sequência de um acidente de Yuki Tsunoda a dois minutos da bandeirada de xadrez.
Embora a direção de corrida tenha permitido o reinício da sessão, as posições no topo da tabela de tempos não se viriam a alterar.
Max Verstappen não conseguiu impedir que a primeira linha da grelha de partida fosse ocupada por dois pilotos da McLaren, terminando em terceiro e 46 milésimos de segundo atrás de Norris.
Ao lado de Verstappen na segunda linha estará o Ferrari de Carlos Sainz, que bateu o Mercedes de Lewis Hamilton.
Charles Leclerc partirá do sexto posto e à frente da dupla da Aston Martin, com Fernando Alonso em sétimo e Lance Stroll em oitavo.
Daniel Ricciardo foi nono classificado e Tsunoda encerrou a classificação do Q3 após a sua saída de pista.
O Haas de Nico Hulkenberg, o Sauber de Valtteri Bottas, os Williams de Alex Albon e Logan Sargeant e o segundo Haas de Kevin Magnussen foram eliminados no Q2 em solo húngaro.
Sergio Pérez originou um período de bandeira vermelha ao embater nas barreiras da Curva 8 e foi eliminado na primeira fase da sessão pelo segundo Grande Prémio consecutivo.
George Russell, que tinha conquistado a pole position há duas semanas em Silverstone, foi traído pela rápida evolução da pista e também ficou de fora no Q1, juntamente com o Sauber de Zhou Guanyu e os Alpines de Esteban Ocon e Pierre Gasly.
Classificação da sessão de qualificação do Grande Prémio da Hungria