Lando Norris diz que a mudança regulamentar de 2026 voltará a dispersar o pelotão e impedirá batalhas tão apertadas como a deste fim de semana em Montreal.
Este sábado, a sessão de qualificação do Grande Prémio do Canadá produziu uma das classificações mais apertadas da história: George Russell e Max Verstappen realizaram exatamente a mesma marca, enquanto Norris foi apenas 21 milésimos de segundo mais lento do que os seus rivais.
Com três equipas a terem conquistado vitórias nos últimos três Grandes Prémios, o pelotão parece estar mais apertado do que nunca desde a introdução de novos regulamentos em 2022.
Norris teme que a nova revolução técnica planeada para 2026 venha colocar um ponto final nessa competitividade.
“Não vamos voltar a ter dias assim”, disse Norris. “Não vamos voltar a ter lutas como as das últimas semanas até 2028 ou 2029.”
“É sempre assim. Sempre que há mudanças regulamentares, há grandes diferenças. Mesmo no final da última era, em 2021, as coisas estavam a ficar mais apertadas de novo. Havia a Red Bull contra a Mercedes e todos se estavam a aproximar. E depois todos voltaram a separar-se de novo.”
“A Red Bull teve o seu tempo, e agora parece que conseguimos recuperar o atraso. Por isso, estamos a chegar lá, e penso que provavelmente já estamos a olhar para o próximo ano, que deverá ser um ano entusiasmante para todos, do primeiro ao último. Penso que vai ser entusiasmante. Mas depois isso vai acabar em 2026.”