Fernando Alonso, que regressará à Fórmula 1 com a Renault em 2021, acredita que é um dos pilotos mais completos do desporto, atribuindo a si próprio uma classificação de nove em dez em todos os aspetos.
O piloto espanhol conquistou os seus dois títulos ao serviço do construtor francês e representará a partir do próximo ano as cores da Alpine, designação pela qual a equipa passará a ser conhecida.
Quando lhe perguntaram se concordava com a afirmação de que era um dos pilotos mais completos da Fórmula 1, Alonso respondeu: “Tenho de concordar. Considero-me um piloto bastante completo, talvez some nove em tudo.”
“Talvez haja um piloto mais rápido em condições de chuva ou na linha de partida, um que seja melhor do que eu. Mas penso que eu estou perto do topo em muitas circunstâncias e categorias, e no campeonato isso é uma boa coisa para se ter.”
“Ao longo da minha carreira, quando os motores eram V8 ou V10, estávamos sempre lá, com Michelin, Pirelli, estávamos sempre nas primeiras posições.”
Desde que abandonou a Fórmula 1 em 2018, Alonso regressou a Indianápolis para repetir a participação nas 500 Milhas, voltou a triunfar nas 24 Horas de Le Mans e estreou-se no Dakar.
“Ir ao Dakar e estar entre os cinco primeiros foi uma boa surpresa para mim”, acrescentou. “Saltar num carro e poder liderar as 500 Milhas de Indianápolis também foi uma boa surpresa.”
“Portanto, descobres-te como um piloto que se pode adaptar a qualquer carro, circunstância ou categoria, e começas a aproveitar isso para teu próprio benefício. Estás ciente das tuas limitações, mas tentas escondê-las para não dares nenhuma abertura aos teus adversários. Mas as qualidades, tentas enfatizá-las. E é isso que pretendo fazer – tento enfatizá-las melhor do que os outros.”