Fernando Alonso acredita que o incidente que o impediu de alcançar a terceira fase da sessão de qualificação colocou um ponto final nas suas aspirações para este fim de semana.
O piloto espanhol parecia estar prestes a estabelecer um tempo suficientemente bom para avançar para o Q3 antes de se deparar com um Aston Martin de Sebastian Vettel a rodar lentamente na penúltima curva do circuito austríaco.
No entanto, Alonso, que não foi além do 14º posto, reconheceu que o alemão não foi o culpado pela situação e responsabilizou a Aston Martin pela forma como geriu a qualificação do seu piloto.
“Hoje perdemos a oportunidade de estar numa posição melhor do que na semana passada na grelha de partida”, disse Alonso. “Talvez quinto ou sexto.”
“Foi uma situação infeliz com o Seb, que a equipa dele deveria ter gerido melhor. Não é culpa do Seb. Como pilotos, contamos com os nossos engenheiros para comunicar as coisas que estão a acontecer na pista.”
“Estávamos mais rápidos do que nunca nesta qualificação. Terceiro no Q1, quarto ou quinto no Q2 e talvez quinto ou sexto no Q3, porque tínhamos dois jogos de pneus novos.”
“Portanto, uma grande consequência para o nosso fim de semana, porque até as nossas escolhas de pneus para a qualificação foram feitas para maximizar o sábado, e o sábado acabou por ser terrível com o 14º lugar. Acho que o fim de semana acabou para nós, mas não há nada que possamos fazer.”