Franco Colapinto está de regresso à Fórmula 1 para substituir Jack Doohan durante pelo menos cinco Grandes Prémios.
O construtor de Enstone confirmou esta quarta-feira que Colapinto será o novo colega de equipa de Pierre Gasly a partir da ronda de Imola.
O anúncio surge um dia após a surpreendente notícia de que Oliver Oakes se demitiu do cargo de diretor de equipa da Alpine, sendo substituído por Flavio Briatore.
Colapinto ocupou o lugar de Logan Sargent na Williams ao longo dos últimos nove Grandes Prémios de 2024 e ingressou em janeiro na estrutura da Alpine como piloto de reserva.
O percurso do argentino na Williams foi marcado por altos e baixos, uma vez que surpreendeu ao pontuar nas suas primeiras corridas, mas também não evitou alguns fortes acidentes.
Para Doohan, a sua jornada como piloto titular da Alpine é interrompida depois de apenas sete Grandes Prémios – o primeiro dos quais ainda no decorrer da campanha de 2024.
O rookie australiano não somou nenhum dos sete pontos que a equipa totaliza até ao momento.
Depois de ter terminado no sexto lugar do campeonato de construtores em 2024, a equipa saiu de Miami no nono posto, apenas à frente da Sauber.
“Como parte de uma avaliação contínua do seu alinhamento de pilotos, a equipa tomou a decisão de rodar um dos seus lugares para as próximas cinco rondas do Mundial de Fórmula 1 de 2025”, lê-se no comunicado da Alpine.
“A BWT Alpine Formula One Team anuncia, assim, que Franco Colapinto fará dupla com Pierre Gasly a partir do Grande Prémio da Emília-Romanha, com uma nova avaliação antes do Grande Prémio da Grã-Bretanha, em julho.”
“Jack Doohan continua a ser parte integrante da equipa e será o principal piloto de reserva durante este período de tempo.”