A Federação Internacional do Automóvel anunciou ter aprovado a candidatura da Andretti Formula Racing à grelha da Fórmula 1.
O órgão governativo do desporto tinha lançado no início deste ano um processo de candidaturas para identificar potenciais equipas que pretendessem juntar-se à Fórmula 1 a partir de 2025.
Esta segunda-feira, a FIA confirmou que a candidatura da equipa de Michael Andretti foi a única que cumpriu os critérios de seleção estabelecidos.
No entanto, a formação norte-americana continua a necessitar de estabelecer um acordo comercial com a Formula One Management antes de garantir a entrada no pelotão da Fórmula 1.
“A FIA é obrigada a aprovar candidaturas que cumpram os requisitos das Manifestações de Interesse e seguimos esse procedimento ao decidir que a candidatura da Andretti Formula Racing LLC passaria à fase seguinte do processo”, disse Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA.
“A Andretti Formula Racing LLC foi a única entidade que preencheu os critérios de seleção estabelecidos em todos os aspetos materiais. Felicito o Michael Andretti e a sua equipa por uma candidatura completa.”
“O processo de Manifestações de Interesse resulta da aceitação positiva dos Regulamentos da Unidade Motriz de 2026 entre os construtores existentes, o que também atraiu mais compromissos da Audi, Honda e Ford e o interesse da Porsche e da General Motors.”
“Gostaria de agradecer a todos os membros da equipa da FIA envolvidos no processo de Manifestações de Interesse pelos seus esforços incansáveis para garantir uma avaliação diligente de todas as candidaturas recebidas.”