Os comissários desportivos deram razão à Williams e anularam a penalização que tinha sido atribuída a Carlos Sainz no Grande Prémio dos Países Baixos.
Sainz tinha sido sancionado com 10 segundos e dois pontos de penalização depois de os comissários desportivos terem apontado o espanhol como o responsável pela colisão que envolveu Liam Lawson na primeira curva em Zandvoort.
A decisão foi prontamente criticada pela equipa de Sainz, que viria a anunciar a ativação do direito de revisão à decisão relativa ao incidente.
As novas evidências apresentadas pela Williams foram suficientes para que os comissários desportivos alterassem a decisão original e descrevessem a colisão como um incidente de corrida.
Embora Sainz tenha cumprido a sanção de 10 segundos durante a corrida, os comissários desportivos retiraram os dois pontos de penalização que tinham sido atribuídos ao piloto da Williams.
“Estamos gratos aos comissários desportivos por terem revisto a penalização do Carlos em Zandvoort e estamos satisfeitos por terem decidido que ele não teve culpa e que se tratou de um incidente de corrida”, lê-se no comunicado da Williams.
“Embora seja frustrante o facto de a nossa corrida ter sido comprometida pela decisão original, os erros fazem parte do desporto motorizado e continuaremos a trabalhar de forma construtiva com a FIA para melhorar os processos de análise e rever as regras de corrida para o futuro.”


![[FOTOS] Audi revela o seu design para 2026](https://www.f1pt.pt/wp-content/uploads/2025/11/A251797_large-120x86.jpg)



