A Alpine anunciou que Esteban Ocon abandonará a equipa no final da presente temporada.
O construtor de Enstone confirmou esta segunda-feira que a sua ligação com o piloto francês chegará ao fim após um período de cinco anos.
Ocon ingressou na equipa quando esta ainda competia com a designação Renault em 2020 e conquistou a única vitória da Alpine na Fórmula 1 no Grande Prémio da Hungria de 2021.
O anúncio da sua saída surge na sequência da controversa colisão com o seu colega de equipa na primeira volta do Grande Prémio do Mónaco.
Embora Ocon estivesse a explorar diferentes opções para o seu futuro ao longo dos últimos meses, o incidente do Mónaco terá contribuído para que a Alpine tomasse a decisão de não renovar o seu contrato.
“Em primeiro lugar, gostaríamos de agradecer ao Esteban pelo seu compromisso com a equipa nos últimos cinco anos”, disse Bruno Famin, diretor de equipa da Alpine.
“Durante esse tempo, celebrámos juntos alguns momentos fantásticos, o melhor dos quais no Grande Prémio da Hungria de 2021, com uma vitória memorável. Ainda temos 16 corridas para completar em 2024, com um objetivo claro: continuar a trabalhar incansavelmente como uma equipa para obter os melhores resultados em pista. Desejamos ao Esteban o melhor para o próximo capítulo da sua carreira de piloto quando esse momento chegar.”
Ocon, que terá iniciado recentemente conversações com a Haas, revelou que confirmará o seu futuro “em breve”.
“Foi um período importante da minha vida correr nesta equipa na Fórmula 1”, referiu Ocon. “Embora esteja aqui há cinco anos como piloto a tempo inteiro, a minha carreira profissional começou em Enstone quando eu era adolescente, por isso será sempre um lugar especial para mim.”
“Tivemos grandes momentos juntos, mas também alguns momentos difíceis, e estou certamente grato a todos na equipa por estes tempos memoráveis. Anunciarei os meus planos muito em breve, mas, entretanto, estou totalmente concentrado em fazer um bom trabalho em pista para esta equipa e ter um resto de temporada bem sucedido.”