Depois de semanas a fio de especulação, a Williams confirmou hoje que Sergey Sirotkin irá formar dupla com Lance Stroll na equipa de Grove em 2018.
Segundo o comunicado oficial da equipa, o piloto russo de 22 anos impressionou os responsáveis da Williams no teste da Pirelli que se realizou após o Grande Prémio de Abu Dhabi, onde pilotou pela primeira vez o FW40.
A falar pela primeira vez como piloto titular da Williams, Sirotkin disse: “Dizer que estou feliz e orgulhoso por juntar-me a uma equipa tão histórica quanto a Williams é pouco. Foi preciso muito trabalho para chegar aqui e estou muito feliz e agradecido a todos os envolvidos. O resultado combinado dos nossos esforços ajudou-me a atingir o meu senho, e deixar a equipa convencida de que podem contar comigo para dar o meu melhor.”
Já Claire Williams, chefe de equipa da equipa, disse: “Após um extensivo período de avaliação, estou radiante por termos a nossa dupla de pilotos escolhida para 2018, e estou ansiosa por ver o que a próxima época nos reserva. Levamos o nosso tempo para avaliar todas as opções, e estou confiante que o Lance e o Sergey vão alcançar os melhores resultados possíveis para a equipa. A filosofia da Williams tem sido promover e desenvolver jovens talentos e o Sergey adequa-se a essa filosofia. O Lance teve uma época de estreia onde bateu recordes e, agora com um ano de experiência, ele vai estar pronto para um 2018 ainda melhor. Temos uma dupla de pilotos talentosa para 2018, que nos deixa seguros de que vão alcançar grandes resultados para a equipa.”
Paddy Lowe acrescentou ainda que Sergey Sirotkin impressionou pelo seu “ritmo e talento, feedback técnico e ética de trabalho, tanto na fábrica como em pista.”
Esta confirmação vai ao encontro daquilo que havíamos noticiado há algumas semanas, altura em que Sirotkin já era apontado como favorito ao lugar em detrimento de Robert Kubica.
Pode ler o comunicado da Williams na integra aqui.