Depois de Sebastian Vettel e Lewis Hamilton terem criticado em Singapura a proposta de implementar corridas de qualificação na Fórmula 1, foi agora a vez de outros pilotos manifestarem a sua opinião sobre o sistema que proporcionaria corridas com grelhas de partida invertidas.
Falando na conferência de imprensa que antecedeu o Grande Prémio da Rússia, Lance Stroll alertou para o facto de uma corrida mais curta no sábado poder não corresponder às expectativas dos fãs do ponto de vista do espetáculo.
“Penso que seria uma pena ver o formato atual desaparecer”, disse Stroll. “É muito emocionante, os fãs adoram-no.”
“Especialmente na Fórmula 1 de hoje, uma corrida curta seria muito aborrecida para os fãs, na minha opinião. As corridas da Fórmula 1 de hoje dependem da estratégia e uma corrida de 25 voltas não pode oferecer isso. Penso que seria um comboio do início ao fim e tiraria parte da emoção do desporto.”
Valtteri Bottas concordou com a opinião do piloto da Racing Point e afirmou que “seria uma pena perder uma qualificação a sério”.
“Penso que todos os pilotos gostam muito de levar o carro ao limite para aquela volta na qualificação”, acrescentou o finlandês. “Eu acho que é muito agradável, por isso seria uma pena.”
Daniil Kvyat acredita que os regulamentos que a Fórmula 1 está a preparar para 2021 terão um impacto maior na competitividade do desporto do que qualquer tipo de alteração ao formato da qualificação.
“Parece uma solução curta para um problema maior, que é o de tentar aproximar as equipas do ponto de vista da competição”, disse o russo. “Ainda há uma grande diferença entre as três principais equipas e o resto do pelotão, e penso que seria muito mais emocionante se pudéssemos ter cinco ou seis equipas a lutar por um pódio e uma vitória.”
“Este ano tivemos muitas corridas entusiasmantes, mas continuo a achar que esse é o principal problema. Se essas corridas forem a solução a curto prazo, precisamos de as fazer. Mas acho que o quadro geral precisa de mais do que isso.”