Os pilotos da Fórmula 1 não pouparam elogios às “inacreditáveis” características do “épico” circuito de Zandvoort após o dia de abertura do Grande Prémio dos Países Baixos.
Este fim de semana, o renovado traçado holandês, que inclui agora duas curvas com banking, recebe uma prova do ‘Grande Circo’ pela primeira vez desde 1985.
De acordo com os pilotos, as alterações levadas a cabo antes do Grande Prémio tornaram a “rápida e fluída” pista ainda mais entusiasmante.
“Esta pista é épica”, disse Hamilton. “É realmente fantástica.”
“Trouxe tantas memórias quando saí para a pista pela primeira vez, porque sabia que era fantástica na Fórmula 3, mas é uma loucura num carro de Fórmula 1.”
“A velocidade a que estamos a passar na Curva 7… é um verdadeiro circuito de corridas.”
Pierre Gasly e Carlos Sainz destacaram o “impressionante” e “diferente” banking da Curva 3, que permite a utilização de diversas trajetórias.
“Na televisão, os bankings são sempre mais pequenos, e quando entras no carro é sempre mais impressionante”, afirmou o francês. “Especialmente a Curva 3 é bastante louca. É como deslizar num escorrega, mas com um carro de Fórmula 1.”
“É inacreditável em termos de pilotagem, estou a gostar muito, mas vou gostar ainda mais se formos uns décimos mais rápidos este sábado.”
“Adorei, para ser honesto”, acrescentou o espanhol da Ferrari. “Foi uma sexta-feira diferente, aprendendo uma nova pista e aprendendo tipos de curvas que nunca tínhamos experimentado antes.”
“Aprender a abordá-las, experimentando diversas linhas, causou uma sensação diferente. Uma sexta-feira diferente, o que é sempre bom numa temporada de 22, 23 corridas.”
Esteban Ocon, um dos pilotos que já tinha competido em Zandvoort com carros de Fórmula 3, refere que a pista é ainda mais divertida aos comandos de um Fórmula 1.
“Honestamente, foi um puro prazer pilotar nesta pista”, acrescentou o piloto da Alpine. “É muito divertida, não só o banking mas também o traçado no geral. Tinha grandes recordações dela de 2016, e na Fórmula 1 é ainda melhor. É pura diversão.”
George Russell comentou que “foi uma grande experiência pilotar neste circuito, é da preferência dos pilotos”.
“É muito ondulado, todo este banking é uma experiência nova e muito boa. Rápido, fluído, não podes colocar uma roda fora. Portanto, acho que é isso que todos queremos de uma pista de corridas.”