Simone Berra, engenheiro-chefe da Pirelli, afirmou que os pneus sem cobertores de aquecimento estão aptos para ser utilizados em corrida, ao contrário do que referiu George Russell.
Por razões ecológicas, o fabricante italiano de pneus tem estado a desenvolver compostos que não requerem aquecimento prévio.
No entanto, a proibição dos cobertores de pneus só será uma realidade em 2024 caso pelo menos cinco equipas votem a favor da proposta.
Russell, que participou na sessão de testes recentemente levada a cabo pela Pirelli em Barcelona, mostrou-se preocupado com a questão da segurança, argumentando que a medida provocaria acidentes em condições frias.
“Consideramos que o pneu pode ser utilizado em corrida”, disse Berra ao The-Race. “Caso contrário, não o teríamos proposto para avaliação.”
“Sim, estão aptos para corrida. O primeiro setor pode ser complicado, mas fora isso está tudo bem.”
Berra referiu que os pilotos precisarão de ajustar a abordagem às primeiras curvas das voltas de saída e assegurou que a telemetria recolhida pela Pirelli não mostra quaisquer problemas ao nível da segurança.
“Obviamente, os pilotos precisam de pensar no facto de que não usar os cobertores é diferente do que é hoje”, acrescentou. “Por isso, precisam de abordar a volta de saída das boxes de forma diferente.”
“Em condições frias, pode ser mais complicado colocar os pneus à temperatura, mas é apenas uma questão de fazer a primeira parte da volta com cautela.”
“No primeiro setor, geralmente conseguimos ver muito mais diferença em comparação com os restantes. Os setores 2 e 3 já estão em linha com os tempos por volta com os cobertores, por isso é apenas uma questão de gerir as primeiras curvas.”
“Em termos de segurança, não vejo na telemetria qualquer risco específico. Precisas de mudar a forma como conduzes na primeira volta, precisas de adaptar o estilo de condução para proteger os pneus, porque podes gerar granulação se atacares demasiado nas primeiras curvas e os pneus não estiverem à temperatura adequada.”
“Eu respeito a opinião dos pilotos, sem dúvida, mas é óbvio que haverá diferenças em relação ao produto antigo e à gestão dos pneus.”