Lewis Hamilton conquistou a sua pole position número 74 da carreira, depois de bater o seu companheiro de equipa, Valtteri Bottas, por 40 milésimos de segundo na derradeira fase da sessão de qualificação para o Grande Prémio de Espanha.
À entrada para a Q3 tudo apontava para uma primeira linha Ferrari, isto, porque Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen tinham sido os mais rápidos na Q2, mesmo a utilizar os pneus macios, mas no fim foi a Mercedes que se mostrou mais competitiva, desta vez com os pneus super macios.
Surpreendentemente, tanto a Ferrari como a Red Bull mostraram algumas dificuldades na utilização dos pneus super macios e Sebastian Vettel, Kimi Raikkonen e Daniel Ricciardo acabaram mesmo por usar os pneus macios na Q3, algo inédito até ao momento.
Ainda assim, com os pneus macios, Sebastian Vettel ficou a 132 milésimos de Hamilton, deixando tudo em aberto para a corrida de amanhã. Já Kimi Raikkonen, ficou a mais de 4 décimos de segundo do tempo da pole, batendo os Red Bull de Max Verstappen e Daniel Ricciardo por cerca de 2 décimos.
Kevin Magnussen foi o melhor dos restantes, confirmando o bom desempenho dos Haas no traçado de Barcelona e ainda contou com a companhia do seu colega de equipa, Romain Grosjean, no top 10.
Fernando Alonso e Carlos Sainz, ambos a correr em casa e perante o seu público, qualificaram-se em 8.º e 9.º, respetivamente, dando continuidade à luta entre McLaren e Renault no Mundial de Construtores.
A realçar: Todos os pilotos que chegaram à Q3, à exceção de Fernando Alonso, realizaram os seus melhores tempos na Q2 com os pneus macios. Significa isto que os nove primeiros na grelha de partida de amanhã darão início à corrida com o mesmo composto e, por outro lado, Fernando Alonso será o primeiro piloto em pista com os pneus mais macios que estão disponíveis este fim-de-semana.
Eliminados no Q2: Stoffel Vandoorne, Pierre Gasly, Esteban Ocon, Charles Leclerc e Sergio Perez.
Eliminados no Q3: Nico Hulkenberg, Marcus Ericsson, Sergey Sirotkin, Lance Stroll e Brendon Hartley*.
*Não chegou a participar na sessão de qualificação, pois os mecânicos da Toro Rosso não conseguiram reparar o seu carro a tempo depois do acidente que sofreu durante a terceira sessão de treinos livres.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio de Espanha