O programa a tempo inteiro de Pietro Fittipaldi na IndyCar Series em 2024 deverá afastar o brasileiro das funções de piloto de reserva da Haas na Fórmula 1.
Fittipaldi, piloto de reserva da Haas desde 2018, competirá com a equipa Rahal Letterman Lanigan Racing na IndyCar no próximo ano – campeonato mais exigente do ponto de vista do calendário do que o Mundial de Resistência, onde Fittipaldi competiu em 2023.
Guenther Steiner, diretor de equipa da Haas, confirmou que a formação norte-americana está em conversações com a Ferrari relativamente à contratação de um novo piloto de reserva.
Oliver Bearman, que fará esta sexta-feira a sua estreia numa sessão de treinos livres ao serviço da Haas, é um candidato natural a essa posição em 2024.
“Temos de resolver essa questão”, disse Steiner. “Estou a falar com o Fred [Vasseur] sobre pilotos de reserva para o próximo ano, mas ainda não chegámos a uma conclusão.”
“Obviamente, conhecemos os calendários. Tivemos uma conversa hoje sobre isso e também depende da quantidade de testes, porque na IndyCar eles testam um pouco mais do que nós. Mas o Pietro faz parte da família e vamos ficar a perder se não o tivermos por perto.”
“Estamos a ver o que podemos fazer em conjunto com a Ferrari, que piloto de reserva têm disponível e coisas assim.”
Steiner está convicto de que Bearman irá abordar o treino livre no Autódromo Hermanos Rodríguez com a cautela necessária.
“Estamos sempre um pouco nervosos”, acrescentou. “Penso que ele sabe que o maior erro que pode cometer é exagerar.”
“Expliquei-lhe que somos sempre julgados pelas coisas que fazemos mal, não pelas coisas que fazemos bem, porque se fizermos tudo bem ninguém se vai lembrar, mas se batermos com o carro na nossa primeira saída num treino livre, isso vai ficar no nosso currículo para o resto da vida. Eu alertei-o para isso e acho que ele é suficientemente inteligente para saber que não quer fazer nenhuma estupidez.”