Kimi Raikkonen bateu Sebastian Vettel e Lewis Hamilton na qualificação para o Grande Prémio de Itália e conquistou a primeira pole position do ano em Monza.
O finlandês regressou às poles ao rodar em 1:19.119 e estabeleceu a volta mais rápida de sempre no circuito italiano para deixar o seu colega de equipa a 0,161s.
Hamilton era o mais rápido após a primeira tentativa e parecia estar a preparar-se para colocar o Mercedes na primeira linha da grelha de partida, mas uma melhoria dos Ferraris nos últimos momentos da sessão relegou-o para terceiro, a apenas 14 milésimos do tempo de Vettel.
Valtteri Bottas e Max Verstappen não tiveram ritmo para lutar com o trio da frente e vão arrancar, respetivamente, de quarto e quinto.
Romain Grosjean assumiu a posição de ‘melhor dos outros’ ao levar o Haas ao sexto posto e partirá à frente do Renault de Carlos Sainz e do Force India de Esteban Ocon.
Pierre Gasly terminou em nono num bom resultado para a Toro Rosso e Lance Stroll surpreendeu ao ser décimo e entrar no Q3 com o Williams.
O Haas de Kevin Magnussen, o Williams de Sergey Sirotkin e o McLaren de Fernando Alonso não conseguiram passar ao Q3 e o Renault de Nico Hulkenberg e o Red Bull de Daniel Ricciardo não estabeleceram um tempo pelo facto de estarem penalizados com posições na grelha.
O Racing Point Force India de Sergio Perez e o Sauber de Charles Leclerc ficaram, respetivamente, a um e dois milésimos de passarem ao Q2, enquanto o Toro Rosso de Brendon Hartley, o Sauber de Marcus Ericsson e o McLaren de Stoffel Vandoorne também foram eliminados no Q1.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio de Itália