A Federação Internacional do Automóvel anunciou que punirá a Red Bull através da aplicação de uma multa de sete milhões de dólares e de uma redução de 10% no tempo de desenvolvimento do carro após a equipa ter violado o teto orçamental por 2,2 milhões de dólares em 2021.
O órgão governativo do desporto e a formação de Milton Keynes chegaram a um “Acordo de Violação Aceite”, mecanismo que pode ser ativado em situações de infrações menores dos regulamentos financeiros para evitar que o caso seja julgado pelo Painel de Adjudicação do Limite Orçamental.
Em suma, o pacto incentiva uma equipa a admitir ter cometido uma infração e limita as penalizações nas quais esta pode incorrer, excluindo cenários mais extremos como a dedução de pontos.
O acordo resultou na aplicação de uma coima de sete milhões de dólares que deve ser paga nos próximos 30 dias e numa redução de 10% no tempo de desenvolvimento no túnel de vento e em CFD.
“Após a apresentação de toda a documentação exigida pelas equipas da Fórmula 1, a Administração do Limite Orçamental levou a cabo o primeiro processo de revisão de sempre no âmbito dos regulamentos financeiros do Mundial de Fórmula 1”, lê-se no comunicado da FIA.
“Estes novos regulamentos financeiros são um conjunto muito complexo de regras a que os concorrentes foram obrigados a adaptar-se pela primeira vez.”
“Embora se tenha verificado que a Red Bull se encontrava em violação, a Administração do Limite Orçamental reconheceu que a equipa agiu de forma cooperativa ao longo do processo de revisão e procurou fornecer informações e provas adicionais atempadamente.”
“Foi também reconhecido que este é o primeiro ano da aplicação integral dos regulamentos financeiros e que não há nenhuma acusação ou prova de que a Red Bull tenha procurado em qualquer altura agir em má fé, desonestamente ou de forma fraudulenta.”
Palhaçada…. palhaçada…O título de 2021 da Fórmula 1 foi roubado duas vezes ao LEWIS HAMILTON….A FIA teve uma oportunidade para corrigir o erro que cometeu em Abu Dabi e não aproveitou … Que se dane a fórmula 1 ….que se dane a FIA… Sejam justos de uma vez por todas…façam justiça e entreguem o título de 2021 a quem ele pertence….LEWIS HAMILTON….
Que nojo esta FIA!
A red bull, assim como os seus pilotos, que beneficiam da ativamente das fraudes e interpretações “manhosas” da equipa, podem ganhar 1000 campeonatos que nunca terão a minha admiração.