Depois de ter sido o mais rápido em todas as sessões de treinos livres para o Grande Prémio do Mónaco, Daniel Ricciardo voltou a dominar na qualificação e conquistou uma preciosa pole position para a corrida de amanhã.
Esta é a segunda pole position da carreira do piloto australiano, que já em 2016 tinha sido o mais rápido na qualificação do Mónaco, mas nesse ano, um erro da Red Bull durante um pitstop, roubou-lhe uma vitória praticamente garantida.
Já o seu colega de equipa, Max Verstappen, e aquele que seria provavelmente o seu maior rival na luta pela pole, não chegou a participar na sessão de qualificação, uma vez que o seu carro não foi reparado a tempo, depois do piloto holandês da Red Bull ter batido no FP3. Verstappen tem uma penalização de 5 lugares na grelha por troca da caixa de velocidades, mas uma vez que nem participou na qualificação, deverá mesmo partir da via das boxes.
Sebastian Vettel colocou o Ferrari n.º 5 na primeira linha da grelha, em 2.º, tendo ficado a cerca de dois décimos de segundo do tempo de Ricciardo, batendo também ele Lewis Hamilton por uma margem idêntica.
Um pouco mais atrás, em 4.º e 5.º, respetivamente, ficaram os dois finlandeses, Kimi Raikkonen e Valtteri Bottas.
O restante top 10 foi completado por Esteban Ocon, Fernando Alonso, Carlos Sainz, Sergio Perez e Pierre Gasly, sendo que a principal surpresa foi a passagem dos dois pilotos da Force India ao Q3.
Quem não chegou ao Q3, ficando pelo caminho no Q2, foram Nico Hulkenberg, Stoffel Vandoorne, Sergey Sirotkin, Charles Leclerc e Romain Grosjean, com este último a saber que tem uma penalização de 3 lugares na grelha a cumprir – penalização essa que já traz do Grande Prémio de Espanha.
Por fim, os eliminados na primeira fase da qualificação, foram Brendon Hartley, Marcus Ericsson e Kevin Magnussen, com a surpresa, desta vez pela negativa, a ser a eliminação de Brendon Hartley, que tinha estado em bom plano nos treinos livres.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio do Mónaco