Liam Lawson fará a sua estreia na Fórmula 1 em Zandvoort após Daniel Ricciardo ter sido declarado inapto para regressar ao volante do carro da AlphaTauri.
Ricciardo, que tinha voltado a integrar o plantel da Fórmula 1 na Hungria para substituir Nyck de Vries na formação de Faenza, está fora do Grande Prémio dos Países Baixos na sequência de uma lesão no pulso sofrida no acidente da segunda sessão de treinos livres.
O piloto australiano embateu nas barreiras quando tentava evitar o contacto com o McLaren do seu compatriota Oscar Piastri e apresentou queixas imediatas na sua mão.
Depois de uma passagem pelo centro médico do circuito e de uma visita ao hospital local, Ricciardo foi diagnosticado com um pulso partido e afastado da corrida deste fim de semana.
Lawson, piloto de reserva da Red Bull, assumirá o lugar de Ricciardo e tornar-se-á o 10º neozelandês a competir num Grande Prémio de Fórmula 1.
O piloto de 21 anos, que compete atualmente no campeonato japonês Super Fórmula, disputou sessões de treinos livres com a Red Bull e a AlphaTauri na temporada de 2022.