Daniel Ricciardo admite que foi “frustrante” ser forçado a falhar cinco Grandes Prémios logo depois de ter assegurado o regresso à grelha da Fórmula 1.
O piloto australiano substituiu Nyck de Vries na AlphaTauri a partir do Grande Prémio da Hungria, mas completou apenas duas corridas antes de uma lesão na mão esquerda o afastar da competição.
Depois de ter visto Liam Lawson ocupar o seu lugar nos últimos cinco eventos, Ricciardo está apto para regressar à ação no Grande Prémio dos Estados Unidos deste fim de semana.
“É bom estar de volta”, disse Ricciardo. “A minha mão está muito melhor e o simulador foi uma forma útil de a avaliar.”
“Testei-a na semana anterior ao Qatar, mas não senti que estivesse no seu potencial máximo, por isso passei o resto da semana no Reino Unido, passando mais tempo no simulador, e cheguei a um ponto em que me sentia pronto para partir. A minha condição física geral está ótima, pois continuei a treinar o mais que pude, embora não tenha podido fazer muito com a mão ou o braço esquerdo durante algum tempo.”
“Foi definitivamente frustrante assistir às últimas corridas, especialmente porque cheguei a um ponto em que estava pronto para voltar a correr. Fiz duas provas e tive de carregar em “pausa” novamente. Mas, na verdade, o tempo sem correr passou muito depressa.”
“O carro atual evoluiu um pouco desde a última vez que o conduzi, mas o simulador foi útil para ter uma ideia do que as alterações e atualizações proporcionaram. Senti um pouco do seu efeito, mas é uma daquelas coisas que penso que, quando estiver em pista, sentirei todo o seu efeito. Eu estava presente em Singapura quando o experimentaram pela primeira vez e foi interessante ouvir as reações e os comentários, que foram na sua maioria positivos. Por isso, estou entusiasmado por ver como é em primeira mão.”
“Quanto a este fim de semana, sempre gostei de Austin. É um circuito muito único para os dias de hoje e as ondulações e ressaltos significam que é físico. Dá cabo de nós, mas acho que gosto disso. Gosto do desafio. Muitos dos apex também são bastante largos, por isso há algumas curvas peculiares que tornam a pista excecional.”