Os diretores das restantes equipas da Fórmula 1 revelaram estar preparados para copiar a nova asa traseira da Aston Martin, mesmo que o conceito possa prejudicar a intenção de promover batalhas mais próximas em pista.
Esta sexta-feira, a formação britânica estreou uma asa traseira com uma nova ponta nas extremidades que resulta de uma diferente interpretação dos regulamentos e aproxima o conceito da especificação pré-2022.
Embora tenha terminado a segunda sessão de treinos livres numa positiva sétima posição, Sebastian Vettel garantiu que a nova asa traseira não tinha constituído um significativo passo em frente ao nível do desempenho.
Quando lhe perguntaram se estava preocupado com o facto de o conceito introduzido pela Aston Martin poder ir contra os objetivos dos regulamentos de 2022, Alan Parmane, diretor executivo da Alpine, respondeu: “Prometo-vos que neste momento há mais nove equipas a correr essa asa no CFD.”

“Se for mais rápida, verão mais nove delas, imagino. Não consigo ver porque não aconteceria se for completamente legal.”
“Percebo esse ponto de vista sobre a intenção dos regulamentos, mas nós só queremos ser rápidos e fiáveis. Cabe realmente à FIA e à Fórmula 1 a tarefa de perceber se eles contornaram essa intenção.”
“Duvido que haja algo que possa ser feito em relação a isso para este ano. Tenho a certeza de que se for mais rápida, em breve verão mais delas.”
Laurent Mekies, diretor desportivo da Ferrari, afirmou que “se eles perguntaram à FIA e a FIA diz que é legal, então todos a experimentarão”, acrescentando que “se for mais rápida, chegará aos outros carros”.
Christian Horner, diretor de equipa da Red Bull, referiu que “talvez desta vez sejamos nós a copiar algo da Aston Martin”, enquanto Andreas Seidl, diretor de equipa da McLaren, revelou que “na próxima semana vamos provavelmente olhar para este design e decidir se é um caminho que também queremos seguir.”