George Russell surpreendeu tudo e todos ao conquistar a primeira pole position da sua carreira na sessão de qualificação para o Grande Prémio da Hungria.
O piloto britânico colocou um Mercedes na primeira posição da grelha de partida pela primeira vez em 2022 ao estabelecer um tempo de 1:17.377 que lhe permitiu ser 44 milésimos de segundo mais rápido do que o Ferrari de Carlos Sainz.
Charles Leclerc levou o outro Ferrari à terceira posição e partilhará a segunda linha com o McLaren de Lando Norris, que liderou o segundo pelotão no Hungaroring.
Esteban Ocon e Fernando Alonso fecharam a sessão na quinta e sexta posições com os monolugares da Alpine, ao passo que Lewis Hamilton foi sétimo classificado, cerca de oito décimos atrás do seu colega de equipa.
Valtteri Bottas perdeu apenas 15 milésimos para Hamilton e terminou em oitavo, diante do McLaren de Daniel Ricciardo.
Depois de ter cometido um erro na sua primeira volta rápida, Max Verstappen sofreu uma falha de potência que o impediu de completar a sua derradeira tentativa na qualificação.
O campeão do mundo em título e atual líder do campeonato arrancará, assim, de décimo para a corrida deste domingo.
Sergio Pérez partirá do 11º posto após ter sido eliminado no Q2 juntamente com o Alfa Romeo de Zhou Guanyu, o Haas de Mick Schumacher, o Aston Martin de Lance Stroll e o outro Haas de Mick Schumacher.
O AlphaTauri de Yuki Tsunoda, o Williams de Alex Albon, o Aston Martin de Sebastian Vettel, o segundo AlphaTauri de Pierre Gasly e o outro Williams de Nicholas Latifi ficaram de fora na primeira fase da sessão e arrancarão das últimas posições em solo húngaro.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio da Hungria