George Russell e Lewis Hamilton terminaram o dia de sexta-feira nas duas primeiras posições da tabela de tempos em Suzuka.
O mais jovem dos britânicos da Mercedes estabeleceu a melhor marca do dia de abertura do Grande Prémio do Japão ao rodar em 1:41.935 com o composto intermédio da Pirelli e bateu o seu colega de equipa por cerca de dois décimos de segundo.
A segunda sessão prolongou-se durante 90 minutos – ao invés dos habituais 60 – para que as equipas pudessem ter um primeiro contacto com os pneus de 2023 da Pirelli.
No entanto, o facto de as condições da pista não terem permitido a utilização de slicks levou ao adiamento desse teste para o fim de semana do Grande Prémio do México.
Max Verstappen terminou na terceira posição e à frente do segundo Red Bull de Sergio Pérez, ao passo que Kevin Magnussen, com o Haas, repetiu o quinto lugar que tinha registado no primeiro treino livre.
Carlos Sainz e Fernando Alonso, que tinham estado em destaque na primeira sessão, ficaram com a sexta e sétima posições, diante do Alfa Romeo de Valtteri Bottas.
O Alpine de Esteban Ocon e o Alfa Romeo de Zhou Guanyu completaram os dez primeiros num treino que não contou com a presença de Mick Schumacher – o alemão acompanhou a ação através do muro das boxes depois de um acidente na fase final da sessão matinal em solo japonês ter forçado a Haas a substituir o chassis do seu VF-22.
Classificação da segunda sessão de treinos livres para o Grande Prémio do Japão