George Russell conquistou a sua primeira vitória na Fórmula 1 e Lewis Hamilton recuperou de uma colisão com Max Verstappen para dar uma dobradinha à Mercedes em Interlagos.
Russell, vencedor da prova sprint de sábado, manteve a primeira posição no arranque para uma corrida que rapidamente foi interrompida na sequência de um toque do McLaren de Daniel Ricciardo no Haas de Kevin Magnussen que causou o abandono dos dois pilotos.
O reinício de corrida após o período de Safety Car ficou marcado por dois incidentes entre quatro pilotos que discutiam as posições cimeiras.
Verstappen e Hamilton colidiram na segunda curva quando o neerlandês tentava ultrapassar o britânico, incidente que atirou o Mercedes para a nona posição e obrigou o bicampeão da Red Bull a realizar uma travessia pelas boxes para reparar os danos no seu monolugar.
Na quinta curva do traçado brasileiro, Lando Norris e Charles Leclerc envolveram-se num incidente que relegou o monegasco da Ferrari para a última posição.
Os comissários desportivos determinaram que Verstappen e Norris foram responsáveis pelas respetivas colisões e atribuíram cinco segundos de penalização aos dois pilotos.
Imperturbável e alheio aos problemas que afetavam os seus adversários, Russell caminhou para um importante triunfo para a Mercedes que não foi colocado em causa pelo reagrupamento do pelotão motivado pela desistência do McLaren de Lando Norris.
Hamilton, Sergio Pérez e Carlos Sainz, que tinham discutido o segundo posto durante toda a corrida, alinharam nessa ordem para o reinício de corrida que sucedeu o segundo período de Safety Car.
O heptacampeão do mundo conservou o segundo posto para dar a dobradinha à Mercedes, enquanto Sainz levou a melhor sobre Pérez e garantiu o lugar mais baixo do pódio.
Pérez, que disputou a última parte da corrida com pneus médios, composto que a Red Bull não conseguiu colocar a funcionar, perderia diversas outras posições e acabaria por cruzar a linha de meta apenas em sétimo.
Embora tenha pedido à equipa para ser promovido ao terceiro lugar por troca com Sainz devido à sua luta com Pérez no campeonato, Leclerc fechou a corrida no quarto posto.
Depois de uma desastrosa exibição na corrida sprint de ontem, a Alpine viu os seus pilotos efetuarem notáveis recuperações no Autódromo José Carlos Pace.
Partindo da 17ª e 16ª posições, respetivamente, Fernando Alonso e Esteban Ocon terminaram em quinto e oitavo, o que permitiu à equipa de Enstone aumentar exponencialmente a sua vantagem na batalha pelo quarto lugar do campeonato de construtores.
Recusando devolver a posição ao seu colega de equipa na derradeira volta da corrida apesar de não ter conseguido ultrapassar Alonso, Verstappen finalizou em sexto.
Valtteri Bottas levou o Alfa Romeo ao nono posto, somando assim dois valiosos pontos para a equipa que está em luta com a Aston Martin no campeonato de construtores.
Atrás de si e a fechar os lugares pontuáveis ficou o Aston Martin de Lance Stroll, que se superiorizou ao outro AMR22 de Sebastian Vettel.
Classificação do Grande Prémio de São Paulo