• Sobre Nós
  • Política de privacidade
  • Contactos
Domingo, Abril 12, 2026
  • Login
F1PT
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Vídeos
  • Calendário
F1PT
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Vídeos
  • Calendário
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
F1PT
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados

Sainz: “Como atleta de 25 anos, ver o meu pai competir ao mais alto nível e vencer é uma enorme inspiração para mim”

F1PT F1PT
12/04/2020
Sainz: “Como atleta de 25 anos, ver o meu pai competir ao mais alto nível e vencer é uma enorme inspiração para mim”
Partilhar no FacebookPartilhar no XPartilhar no Whatsapp

Carlos Sainz, bicampeão do mundo de ralis e três vezes vencedor do Dakar, comemora hoje o seu 58º aniversário. Num texto publicado hoje pela Fórmula 1, o seu filho, piloto da McLaren, admite ter ficado “chocado” quando percebeu a dimensão do legado que o seu pai deixou no desporto motorizado – e diz que a determinação de ‘El Matador’ significa uma “enorme inspiração” para a sua própria carreira.

O piloto espanhol, campeão do mundo em 1990 e 1992, alcançou 26 vitórias e 97 pódios ao longo da sua carreira nos ralis – mas o seu palmarés continuou a crescer e em 2020 fez história ao vencer o Dakar pela terceira vez – e com a terceira marca diferente.

“Era 2004 e as ruas no centro de Madrid estavam fechadas”, começou por dizer Sainz. “‘Alguém’ estava a fazer piões por tudo o lado com um Citroën Xsara WRC rodeado por milhares de espetadores.”

“Foi uma homenagem ao meu pai e à sua incrível carreira nos ralis – e o adeus perfeito ao WRC diante da multidão da nossa cidade natal. Este foi o dia em que percebi o quão bem sucedido o meu pai tinha sido ao volante de um carro de ralis.”

“Eu sabia que o meu pai era um piloto muito bom e que tinha várias vitórias, mas quando ele regressava de um rali, falávamos sobre a escola, o futebol ou outros desportos. Por isso, quando fomos em família para Madrid naquele dia e ouvi tantas pessoas a gritar o nome dele, fiquei chocado. Só quando ele se retirou, com dois títulos de campeão do mundo de ralis e 26 vitórias, é que conheci verdadeiramente o meu pai.”

“Mas para além das suas capacidades de condução, uma das coisas que mais admiro no meu pai é a ética no trabalho e a determinação. Quando ele define um objetivo, ele é a pessoa mais persistente que já vi na minha vida e a paixão pelas corridas é contagiosa.”

Embora os seus compromissos com a McLaren na Fórmula 1 o tenham impedido de se deslocar à Arábia Saudita para apoiar o seu pai na edição de 2020 do Rally Dakar, Sainz acompanhou a prova “ao segundo” e realçou a importância do triunfo alcançado com o Mini JCW Buggy da X-Raid.

“Prova do que estou a dizer é a terceira vitória que alcançou no Rally Dakar este ano”, acrescentou. “Simplesmente incrível.”

“Não viajei com ele porque estava a preparar-me para os testes de inverno, mas segui todos os segundos online. Mas não é uma prova fácil de seguir pelo sofá, porque é preciso esperar até que os carros cheguem a cada waypoint e existem muito poucas imagens em direto. Fico muito nervoso a vê-lo. Ainda mais nervoso do que fico comigo!”

“Falávamos todas as noites. Eram conversas profundas sobre o Dakar, onde discutíamos estratégia e analisávamos os tempos. Ele liderou a corrida deste ano durante muito tempo. Isso são boas e más notícias, porque vencer uma etapa significa abrir a etapa do dia seguinte, o que nem sempre é ideal.”

“Como família, estamos extremamente orgulhosos dele, porque sabemos o esforço que ele dedicou na preparação para o Dakar. Ele passa horas intermináveis no ginásio e tem uma dieta muito rigorosa.”

“Como atleta de 25 anos, ver o meu pai competir ao mais alto nível aos 57 e vencer é uma enorme inspiração para mim. Ele faz isso porque gosta. É a paixão dele.”

“Ele é o meu herói e tenho muita sorte por poder chamá-lo de meu pai. Feliz aniversário Matador!”

O texto completo de Carlos Sainz está disponível no artigo hoje publicado pela Fórmula 1.

Temas: Carlos Sainz
Notícia Anterior

Ferrari: “Stirling Moss simbolizava o desporto motorizado”

Próxima Notícia

Sir Stirling Moss: Hamilton presta tributo à “lenda das corridas”

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Oficial: Lambiase troca a Red Bull pela McLaren em 2028
Fórmula 1

Oficial: Lambiase troca a Red Bull pela McLaren em 2028

09/04/2026

Gianpiero Lambiase abandonará a Red Bull no final do seu atual contrato para ingressar na McLaren, confirmaram esta quinta-feira as...

Ler maisDetails
Lambiase de saída da Red Bull para se juntar à McLaren 

Lambiase de saída da Red Bull para se juntar à McLaren 

09/04/2026
Doriane Pin espera testar um carro de Fórmula 1 da Mercedes em 2026

Doriane Pin espera testar um carro de Fórmula 1 da Mercedes em 2026

08/04/2026
Stroll aproveita pausa da Fórmula 1 para se estrear nas corridas de GT3

Stroll aproveita pausa da Fórmula 1 para se estrear nas corridas de GT3

02/04/2026
Mekies sobre Verstappen: “Quando lhe dermos um carro rápido, será um Max mais feliz”

Mekies sobre Verstappen: “Quando lhe dermos um carro rápido, será um Max mais feliz”

31/03/2026
Verstappen pondera futuro na Fórmula 1: “Será que vale a pena?”

Verstappen pondera futuro na Fórmula 1: “Será que vale a pena?”

29/03/2026

Sobre Nós

Fundado em 2012, o F1PT surgiu com a missão de levar toda a informação sobre o mundo da Formula 1 aos portugueses e países de língua portuguesa.

Disclaimer

F1PT is not affiliated with Formula 1, Formula One Management, Formula One Administration, Formula One Licensing BV, Formula One World Championship Ltd or any other organisation or entity associated with the official Formula One governing organisations or their shareholders.

Copyrighted material used under Fair Use/Fair

Redes Sociais

  • Sobre Nós
  • Política de privacidade
  • Contactos

© 2020 F1PT - © Todos os direitos reservados.

Bem-vindo!

Inicie sessão na sua conta

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Vídeos
  • Calendário

© 2020 F1PT - © Todos os direitos reservados.