Carlos Sainz obteve a sua primeira pole position da carreira numa sessão de qualificação disputada à chuva em Silverstone.
O espanhol da Ferrari surpreendeu ao bater a marca de Max Verstappen por 72 milésimos de segundo sob condições adversas em solo britânico.
Charles Leclerc colocou o outro monolugar da Scuderia na terceira posição e partilhará a segunda linha da grelha de partida com o Red Bull de Sergio Pérez.
Lewis Hamilton fechou os cinco primeiros com o melhor dos Mercedes, terminando à frente do McLaren do compatriota Lando Norris.
Fernando Alonso levou o Alpine à sétima posição e George Russell assegurou o oitavo posto, enquanto Zhou Guanyu foi nono classificado com o Alfa Romeo.
Nicholas Latifi protagonizou outra das surpresas da sessão ao qualificar-se em décimo com uma especificação desatualizada do monolugar da Williams.
O AlphaTauri de Pierre Gasly falhou o acesso à derradeira fase da sessão, assim como o Alfa Romeo de Valtteri Bottas, o outro AT22 de Yuki Tsunoda, o McLaren de Daniel Ricciardo e o Alpine de Esteban Ocon.
Eliminados na primeira fase da sessão ficaram o Williams de Alex Albon, o Haas de Mick Schumacher, o Aston Martin de Sebastian Vettel, o outro Haas de Mick Schumacher e o segundo AMR22 de Lance Stroll.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio da Grã-Bretanha
Nem ele soube como fez, foi muito boa a reação dele 🙂