Romain Grosjean despedir-se-á da Fórmula 1 com um teste ao volante do monolugar que levou a Mercedes aos títulos de pilotos e construtores em 2019.
Sete meses após o dramático acidente que protagonizou no Grande Prémio do Bahrain, o piloto francês estará de regresso ao habitáculo de um carro de Fórmula 1 para pilotar o W10 de Lewis Hamilton no traçado de Paul Ricard.
Depois de se saber que as queimaduras nas mãos sofridas no acidente impediriam Grosjean de participar nos últimos Grandes Prémios de 2020, Toto Wolff, diretor de equipa da Mercedes, disponibilizou-se para organizar um teste com o então piloto da Haas.
“Estamos muito satisfeitos por apoiar o Romain com esta oportunidade especial”, disse Wolff. “A ideia surgiu quando parecia que o Romain estaria a terminar a sua carreira na Fórmula 1, e não queremos que o seu acidente fosse o seu último momento num carro de Fórmula 1.”

“Conheço o Grosjean desde os seus dias na Fórmula 3, quando ganhou o campeonato. Ele teve uma longa e bem sucedida carreira e queríamos garantir que as suas últimas memórias fossem ao volante de um carro vencedor de um campeonato. Estou entusiasmando por ver qual é o feedback do Romain sobre o W10.”
Para além do teste que cumprirá com a equipa no dia 29 de Junho, Grosjean realizará algumas voltas de demonstração com o Mercedes no dia 27, momentos antes do arranque para o Grande Prémio de França.
“Estou entusiasmado por regressar ao volante um carro de Fórmula 1”, disse Grosjean. “Será uma oportunidade especial para mim e pilotar um Mercedes vencedor de um campeonato será uma experiência única.”
“Estou muito grato à Mercedes e ao Toto pela oportunidade. A primeira vez que ouvi falar sobre a oportunidade de pilotar um Mercedes foi na minha cama de hospital no Bahrain, quando o Toto estava a falar com a imprensa e fez o convite. Ler essa notícia animou-me muito!”
“A Fórmula 1 não teve a oportunidade de correr em França durante o ano de 2020 por causa da COVID-19, pelo que conduzir um Mercedes no Grande Prémio de França e depois completar um teste em Paul Ricard, a minha pista de casa, será muito especial. Mal posso esperar que o dia chegue.”